Notícias

 | 03/02/2011 12h49min

Em viagens de avião, o que levar na bagagem de mão?

Veja os itens que são permitidos em voos domésticos e que não são liberados para voos internacionais!

Atualizada em 15/08/2013 às 17h54min

Se você é um viajante de primeira viagem, é preciso ficar de olho em algumas normas que a Infraero impõe, principalmente em relação às bagagens de mão. São ações preventivas de segurança para que o voo seja o mais tranquilo possível! Em alguns casos, é necessário consultar a empresa aérea.

Se você vai embarcar em breve, anote essas dicas!

:: Qual é o tamanho da bagagem de mão permitida?
Em voos domésticos, a bagagem não pode ser maior do que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada.

:: Qual o peso da bagagem que posso despachar sem custo adicional?
Depende do tamanho da aeronave e da classe na qual o passageiro está viajando (primeira classe ou classe econômica, por exemplo). Em média, cada passageiro pode levar até 23 kg. A companhia aérea é autorizada a cobrar pelo excesso de bagagem, no ato do check-in, um valor que pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. Artigos esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta etc.), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão ser incluídos na franquia, da mesma forma que uma bagagem comum.

:: O que eu faço para despachar algo de valor em minha bagagem?
Na bagagem a ser despachada, o passageiro deve evitar transportar bens de valor (como joias ou aparelhos eletrônicos). Mas, se houver necessidade, você pode declarar o valor dos bens transportados ainda no check-in. Para isso, peça o formulário à empresa aérea, que se responsabilizará pelos bens declarados mediante taxa a ser cobrada no ato de confirmação dos bens. Consulte os valores com a companhia aérea.

:: As regras de bagagens para voos internacionais são diferentes?
As regras para voos internacionais também proíbem na bagagem de mão: objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc. Esses itens só devem ser levados na bagagem despachada. O transporte de líquidos em voos internacionais deve atender às normas abaixo:

- Líquidos, géis e pastas devem ser conduzidos em uma embalagem plástica transparente de até 1 litro (aproximadamente 20cm x 20cm), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml. Líquidos em frascos acima de 100ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios.

- Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Essa medida não garante a aceitação da embalagem selada por outros países. No caso de conexão, consulte a empresa aérea sobre a possibilidade de retenção do seu produto por autoridades estrangeiras.

- Medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção de raio-X.

- Alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados na inspeção de raio-X preventiva de segurança a bordo.

Mais informações na Infraero, no item Guia do Passageiro.

HAGAH PR
Divulgação  / 

Em voos internacionais: líquidos, géis, pastas devem ser conduzidos em um saco plástico de até 20cm x 20cm (1 litro), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

07/01/2011 17h47min
Que tal casar em um navio?
29/12/2010 17h21min
Vai viajar? Confira algumas dicas para evitar imprevistos
28/10/2010 15h11min
Dicas de como levar dinheiro para o exterior
27/10/2010 10h24min
Aprenda a comprar moeda estrangeira
23/09/2010 13h49min
Qual é a melhor forma de pagamento para compras no exterior?
23/09/2010 11h52min
Como funcionam os Programas de Milhas nos Cartões de Crédito?
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.