Notícias

 | 20/01/2011 17h01min

Tire suas dúvidas sobre a depilação com cera quente

Especialista fala sobre um dos métodos mais populares para retirada dos pelos

No verão as mulheres costumam andar com as pernas de fora, o que faz da estação a mais adequada para fazer depilação. Para tirar suas dúvidas sobre uma das modalidades mais populares, a cera quente, conversamos com a gerente operacional da Depil House, Diane Saldanha Ramalho.

— Quais são os tipos de ceras que vocês utilizam?

Existem no mercado várias opções de cera, mas cada tipo de cera tem alguma limitação de acordo com características da pele e do pelo, assim como as áreas do corpo.

A Depil House utiliza dois tipos de cera, a quente e a de algas marinhas. O método empregado é o conhecido como Caneco, no qual se utiliza uma cera específica, de mel com própolis. O método consiste em passar a cera, na temperatura e ponto ideais, sobre a pele e pelos da pessoa e retirar a própria cera, dispensando o uso de panos ou plásticos.


— Existe uma cera para cada parte do corpo?

Existem vários tipos de cera: ceras específicas para pelos mais finos como aqueles que encontramos nos braços e para pelos mais grossos como os da virilha, axilas, pernas e alguns tipos de barba.

>>Depilação artística, conheça essa técnica

Com relação à composição da cera, quanto mais natural, melhor será para a pele, pois diminuem as chances de ocorrer uma reação alérgica devido à adição de alguns componentes como, por exemplo, corantes e aromatizantes.


— Qual cera traz um resultado mais eficaz?

Tanto a cera quente, quanto a cera de algas marinhas retiram os pelos pela raiz, o que permite uma maior durabilidade da depilação. Entretanto a utilização da cera quente é mais vantajosa pelo fato de ajudar na abertura dos poros facilitando a retirada dos pelos. A cera de algas marinhas é ideal para peles claras e sensíveis.  

>>Conheça todos os tipos de depilação


— O que é indicado para as áreas mais sensíveis? Existe algum produto específico?

Outra vantagem da utilização da cera quente é que a mesma adere mais ao pelo do que na pele, amenizando em até 70% a sensação dolorosa, sendo o método mais indicado para as áreas mais sensíveis do corpo. Existem pessoas extremamente sensíveis à dor que fazem uso de comprimidos analgésicos minutos antes da depilação.

Uma situação na qual as mulheres ficam mais sensíveis é no período pré-menstrual, no qual não é recomendado fazer depilação, pois a sensação de dor torna-se mais evidente. A sensibilidade à dor pode aumentar também no período gestacional, devido ao inchaço causado pela retenção de líquidos.

>>Qual cera você costuma usar?

— Após a depilação, o que é indicado para amenizar a dor? E tem alguma restrição?

Pode e deve-se fazer uso de géis ou cremes específicos para o pós-depilatório, pois estes ajudam a acalmar e cicatrizar a pele e proporcionam uma sensação de alívio e refrescância. Usar roupas mais largas e mais confortáveis após a depilação também ajuda a amenizar a dor e evita que ocorram assaduras na pele já sensibilizada.

Depilação de buço

 

 

 

 

.
Existem algumas restrições quanto à depilação com qualquer tipo de cera. Tomar sol sem protetor solar após a depilação pode sim causar manchas escurecidas na pele. O ideal é fazer depilação 24h antes de se expor ao sol.

A depilação com cera não é recomendada para as áreas onde se faz uso de cremes que contenham algum tipo de ácido, como os cremes antiidade e cremes para tratamento de espinhas, pois também pode contribuir para o aparecimento de manchas na pele.

— De quanto em quanto tempo a mulher precisa fazer depilação?

A depilação com cera retira a camada mais superficial da pele, a camada córnea. Dessa forma, a pele leva, em média, 28 dias para se recompor após utilização de cera depilatória, por isso não se deve fazer nova depilação em menos de um mês da depilação anterior. Entretanto, o crescimento dos pelos varia de pessoa para pessoa, sendo que pode ser mais acelerado em algumas pessoas do que em outras, o que leva à necessidade de realizar depilação com mais frequência.

— Quais são as vantagens e desvantagens de fazer depilação com cera?

Vantagens:

- Retira os pelos pela raiz;
- Maior durabilidade da depilação;
- Com cera quente a sensação de dor é menor
- Pelo fato de retirar os pelos com a raiz, a tendência é diminuir o crescimento;

Desvantagens

- Tem que esperar o pelo crescer até um tamanho de mais ou menos 5mm;
- Pode encravar mais os pelos,  caso a pessoa não faça esfoliação e hidratação com certa frequência;

DICA:

Pelo encravado

Os pelos encravados são mais comuns nas pessoas que possuem cabelos crespos e ondulados, pois ao crescerem, os pelos encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite. Outra causa bem comum do encravamento do pelo é o acúmulo de células mortas e o ressecamento da pele. A área mais afetada nas mulheres é a virilha e nos homens o problema geralmente aparece na nuca e no pescoço.

Para prevenir o surgimento de pelos encravados recomenda-se fazer esfoliação de duas a três vezes por semana com bucha vegetal e hidratar a pele diariamente, pois a maciez da pele facilita o seu rompimento pelo pelo.

Com informações do hagah SC

 

Compartilhar   

HAGAH PR
Diego Redel / 

Existem ceras específicas para cada tipo de pelo
Foto:  Diego Redel


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

12/01/2011 16h32min
A unha certa para a praia
11/01/2011 15h26min
Promoção em Curitiba: Natura Ekos da Mimos de Anita
07/01/2011 12h57min
A moda dos famosos
05/01/2011 17h56min
Sex trainer: o que faz essa profissional?
28/12/2010 15h05min
Cuidados especiais para os cabelos durante o verão
24/11/2010 12h12min
Contrastes e cores vivas vestem o Verão
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.