| 21/12/2010 11h32min
Podemos dizer que em muitas ocasiões a gastronomia nos proporciona isso mesmo, ou seja, quando experimentamos algo bom, realmente bem feito, o desejo que nos invade pode ser simplesmente este: estarmos sentados, esquecermos tudo na Terra e aproveitarmos aquele momento com os olhos voltados para o céu.
Este “bom e bem feito” não requer elaborações visuais e gustativas complicadas e nisto está a magia da arte culinária: na simplicidade de um produto podemos encontrar sofisticação, e o tema que trazemos hoje é um misto disto: os cupkakes.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Começaremos com um pouco de história: muitas pessoas ligam os cupcakes com os Estados Unidos das décadas de 50 e 60, mas a sua origem é anterior, surgindo no Reino Unido, no século 17.
Os “fairy cakes” (bolo de fadas), como também eram chamados, foram citados pela primeira vez em um livro de receitas em 1828, mas acreditamos que tenham sido criados muito antes disso. O que tornou estes pequenos bolinhos tão famosos (não podiam faltar nos chás das cinco ingleses) foi a sua praticidade.
>>Cursos de culinária em Curitiba
>>Confeitarias em Curitiba
Cupcake, em sua tradução literal, significa “bolo de xícara” e esta foi a inovação que ele trouxe: os ingredientes das receitas não precisavam ser pesados, pois eram medidas em xícaras, e apresentavam também uma facilidade de cozimento, pois poderiam ser assadas dentro deste recipientes. Isso pode soar muito simples hoje em dia, mas não esqueçamos que estamos falando de um universo culinário de 200 anos atrás.
>>Qual é o docinho que não pode faltar na sua festa?
Voltando aos nossos tempos, eis que, de algum tempo para cá, os cupcakes ressurgem no cenário gastronômico. Muitas vezes por possuir uma certa “aura infanto-juvenil” estes simpáticos bolinhos com sua coberturas variadas e divertidas estão muito presentes em festas de debutantes, mas também podem fazer parte das comemorações em casamentos, sendo utilizados como lembrança para os convidados substituindo o tradicional bem-casado.
O sabor original do cupcake é o de baunilha, mas também existem versões com chocolate e outros ingredientes tanto no seu interior como na sua cobertura, pistache, nozes, damasco, caramelo, café, crocante, marshmallow, vanilla, etc.
A FESTA É SUA
Alguns acham muito infantil, outros muito simples. Em verdade, os cupcakes podem sim ser elaborados de forma muito elegante e podem com certeza estar presentes na festa. Nunca esqueça: faça da sua festa a sua festa!
Sobre Paulo Trevisani
Chefe de cozinha formado em filosofia e hotelaria. Com cursos de especialização na França e Bélgica na área de pâtisserie, atuou nos mais badalados restaurantes de Curitiba. É também sócio-proprietário da empresa Bárbara Trevisani Doces Finos e Chocolates há onze anos no mercado.
Fonte: Ruy Barrozo Comunicação & Marketing Ltda. Maria Amin
Paulo Trevisani é chef de cozinha e sócio-proprietário da Barbara Tevisani Chocolates e Doces Finos
Foto:
Braulio Delai
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.