| 25/11/2010 15h57min
Tweet
Compartilhar
Dando uma passadinha pelas ruas, já podemos ver algumas casas decoradas para o Natal. É o bom velhinho na chaminé, aquela decoração diferente no jardim, a árvore de Natal que não pode faltar e as tradicionais lâmpadas para iluminar a casa. Mas é preciso ficar atento a alguns cuidados para instalar as luzes.
O engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho Persio Farah Serednicki sugere alguns cuidados básicos ao instalar esses objetos de decoração em casa. “Ao instalá-las em lugares fechados, a maioria dos enfeites não apresenta um risco muito grande, pois a tensão dessas mini-lâmpadas é muito pequena e não aquecem tanto a ponto de queimar e começar um incêndio. Já as lâmpadas decorativas, o cuidado é maior. Se for do tipo incandescente, que é uma lâmpada que aquece muito, e se ficarem muito tempo em contato com alguma superfície inflamável, pode iniciar um incêndio”.
>> Fogos de artifício: use-os com responsabilidade!
Foto: Sxc.hu
Quanto à utilização de benjamins, os famosos T´s, é preciso ficar atento. “Há alguns riscos quando as pessoas utilizam esse objeto porque muitos enfeites são de procedência duvidosa e o plug deles geralmente não conecta muito bem às tomadas. Os T’s podem aquecer muito e ocasionar um incêndio”, lembra o engenheiro. O ideal, sugere o especialista, é utilizar uma régua de tomadas, que pode ser conectada em uma tomada e fornece três ou mais pontos de conexão. “Geralmente essas régua de tomadas possuem um fusível de proteção interno, o que previne que um curto-circuito se espalhe pela instalação elétrica da casa, ainda mais quando as casas são mais antigas e não possuem um quadro de disjuntores para proteger a parte elétrica das casas em geral. Isso é comum em prédios e construções novas". Se você mora em uma casa ou prédio antigo, precisa redobrar os cuidados.
Ao instalar as lâmpadas em áreas abertas, utilize enfeites próprios para isso, pois apresentam a proteção necessária, ainda mais se colocados em árvores e arbustos no jardim onde estão sujeitos à alterações climáticas, como a chuva. Isso pode ocasionar a queima prematura dos pisca-piscas e das lâmpadas.
Em caso de dúvidas para efetuar as instalações elétricas, consulte um eletricista, o profissional habilitado.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.