| 23/11/2010 16h
As estrias são cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina. Isto acontece quando se ganha ou perde peso rápido demais. Fatores hereditários e as mudanças hormonais também contribuem para estas indesejáveis marcas.
A hidratação da pele nas áreas mais suscetíveis às estrias é essencial para preveni-las. Escolha cremes à base de semente de uva, óleo de amêndoas, abacate, macadâmia ou que contenham em sua fórmula ureia de no máximo 3%, lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E.
Se você já sofre com o problema, saiba que algumas formas de tratamento podem amenizar cerca de 70% das estrias. As técnicas surtem mais efeito quando combinadas, e devem sempre serem aplicadas por um dermatologista. Confira:
Ácidos
Alguns tipos de ácidos estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. O mais comum é o ácido retinóico. A concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Durante o tratamento não pode haver exposição ao sol.
Peelings químicos
Os peelings têm a mesma ação dos ácidos, porém de uma forma mais intensa, o que pode trazer um resultado melhor e mais rápido. Durante o tratamento não pode haver exposição ao sol.
Subcisão
Para esta técnica é necessário anestesiar o local com xilocaína 2%. O dermatologista introduz uma agulha especial na pele e faz movimentos de vai e vem. O procedimento, estimula o organismo a regenerar o tecido e produzir mais colágeno.
Dermoabrasão
Este procedimento consiste no lixamento cirúrgico da pele. O dermatologista lixa a pele com um instrumento abrasivo rotatório ou lixas de diamante, estimulando a produção de colágeno. Deve ser feita muito suavemente, sem provocar sangramento, com intervalos semanais.
Intradermoterapia
O tratamento consiste na injeção de enzimas por meio de agulhas sob as estrias. Estas substâncias promovem a regeneração do tecido, ajudando a aliviar as marcas. O resultado é visivelmente percebido entre a 5ª e 10ª sessão.
Laser
Existe vários tipos de laser. Basicamente o tratamento surte mais efeito na fase inicial das estrias, quando elas ainda são vermelhas ou roxas. Através de microperfurações na pele é estimulada a produção de colágeno. São necessárias ao menos 5 sessões com intervalos quinzenais ou mensais.
Compartilhar HAGAH RS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.