| 29/09/2010 16h03min
Manter o hábito da leitura é saudável para a mente e aumenta o conhecimento. No entanto, deve ser feito de maneira adequada, para não causar danos à saúde, criando problemas em visão e postura. Planejar um espaço em casa, com iluminação e móveis adequados, torna a atividade ainda mais agradável. O hagah traz algumas dicas para montar um ambiente especial para apreciar os livros preferidos.
Para começar, o espaço deve ficar em uma área tranquila da casa. Uma alternativa para personalizar o local é colocar algumas plantas próximas à poltrona. Além de decorativas, elas ajudam a trazer calma para quem está por perto, melhorando a concentração do leitor.
>> Quais são as suas dicas para um ambiente de leitura?
Outra questão importante é a acomodação. De acordo com a ergonomia, o ideal é que pessoas fiquem com os pés no chão enquanto lêem. Quando a cadeira não permite isso, a solução é adotar um apoio para os pés, que serve para relaxar a musculatura e para melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.
Uma maior superfície de apoio no encosto da cadeira garante uma melhor distribuição do peso corporal, e um melhor relaxamento da musculatura. Poltronas reclináveis, como essa, proporcionam conforto para as costas e apoio para os pés.
>> Veja onde comprar poltronas e sofás!
Caso falte esse apoio, uma opção é investir em puffs em cubo. Deve-se levar em consideração a altura do banco para que os pés não fiquem inclinados para cima, a fim de não prejudicar a circulação.
Para os amantes da leitura que também se interessam por design de móveis, dois modelos de cadeira são especiais. O primeiro ficou entre os dez primeiros colocados Toronto Interior Design Show de 2008. Sua intenção é parecer uma prateleira de livros que foi dobrada para virar poltrona. De qualquer maneira, é preciso tomar cuidado com um móvel assim. Embora seja muito interessante enquanto peça decorativa, não é ideal no quesito conforto na hora da leitura.
Já esse modelo consegue unir conforto e design inovador. Desenvolvida pela empresa italiana Nobody&co, a poltrona é de madeira com almofadas e vem acompanhada por um apoio para os pés. Ao redor, o leitor pode completar o móvel com seus livros preferidos.
Um dos pontos mais importantes é a iluminação do ambiente. Se ela não for bem planejada, pode causar danos e cansaço excessivo no momento da leitura. O ideal é que seja composta por uma iluminação direta, dirigida para o livro, e uma luminária colocada atrás e um pouco acima do lugar onde estará o leitor. Além disso, a lâmpada deve ter potência entre 60 e 100 Watts.
>> Veja onde comprar Luminárias em Curitiba e RMC!
Para a iluminação direta, pode ser usada uma luminária de mesa como essa. Existem vários modelos, de todos os gostos e valores. Ela deve ser posicionada diretamente para o objeto da leitura. Esse aparelho consome pouca energia e tem grande utilidade para dormitórios com mais de uma pessoa.
Mas se o local não é mesa e não tem como comportar um modelo com suporte, a empresa espanhola Systemdesignstudio criou uma luminária moldável. A iLamp é feita de silicone branco com um tela de polímero eletroluminescente.
Com ela, não existe local sem iluminação. O leitor pode deitar em sua poltrona preferida e fixá-la ali mesmo, por exemplo.
As dicas também valem para áreas de estudo e de trabalho. Depois de planejado o espaço, resta se acomodar e passar bons momentos na companhia dos livros.
Compartilhar Pense Imóveis
Depois de planejado o espaço, resta se acomodar e passar bons momentos na companhia dos livros
Foto:
Fernando Gomes
/
BD - 13/09/2005
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.