| 12/07/2010 11h40min
Vamos imaginar um cenário: você quer conhecer a Espanha, o país que venceu a Copa do Mundo em 2010, mas não quer pegar ônibus, metrô e nem ficar dependendo de táxi. Andar a pé também não é a sua, nem pensar! A opção que melhor atende ao cenário então é alugar um carro.
Você já alugou um carro em outro país? Como foi a experiência?
>> Locadoras de veículos aqui!
>> Agências de Viagens!
Conversamos com Mariana Rosales da Aerocondor para ajudar quem vai viajar (não apenas para a Espanha, claro) a alugar tudo certinho e não passar apuros lá fora! A primeira providência é ter a Carteira de Habilitação Internacional, que é feita no DETRAN mediante o pagamento de uma taxa. “Na América do Sul e Estados Unidos a carteira internacional é recomendada mas não obrigatória” esclarece Mariana.
Acidentes e idade mínima
Com relação aos sinistros que podem ocorrer, a maioria das tarifas que se paga no momento da locação já inclui seguro contra roubo, danos e colisão, e se o passageiro quiser pode contratar outros seguros. “Na Europa algumas locadoras cobram a franquia do seguro” avisa.
E é bom ficar atento com relação a idade da pessoa que vai dirigir, já que o mínimo para pegar automóveis nos outros países varia de acordo com o local e com o grupo de carro - normalmente gira entre 21 e 25 anos. Mesmo em países com tolerância para pegar a carteira menor, como os 16 anos dos Estados Unidos, um adolescente brasileiro desta idade não pode dirigir no país da América do Norte. “Passageiros podem pagar uma taxa para poder dirigir, mas deve ter idade mínima de 21” finaliza Mariana.
Avenida Panamericana Sur, no Perú, uma
aventura em quatro rodas
Mais coisas para saber desde já
Outra dor de cabeça são as multas. Vale ficar atento com relação ao que pode e o que não pode fazer em outras localidades e evitar desagradáveis surpresas na sua caixa de correio, conforme explica Mariana: “As multas são enviadas para o endereço do passageiro no Brasil ou cobradas pela locadora direto no cartão de crédito.”
Em outra palavras, não tem como escapar.
E falando em bolso, os valores cobrados variam muito lá fora. Para Mariana “ ...isso varia de cada locadora e dos períodos de sazonalidade, mas um comparativo feito com as que trabalhamos, nos Estados Unidos, temos valores mais em conta na Flórida, por exemplo.”
A entrevistada ainda aponta os locais mais baratos na Europa: a Espanha (tema inicial da nossa notinha) e a Itália, com o contra-ponto da Alemanha que tem os valores mais elevados.
Vale a pesquisa pela net para saber os valores, formas de pagamento (por dia ou por km rodado) e os modelos disponíveis.
Alugue certo
De acordo com o tradutor online do google, veja Eu Quero
Alugar um Carro em outras línguas:
Inglês: - I want to rent a car!
Espanhol - Quiero alquilar un coche!
Francês - Je veux louer une voiture!
Alemão - Ich möchte ein Auto mieten!
Italiano - Vorrei noleggiare una macchina!
Polonês - Chcę wynająć samochód!
Romeno - Vreau să închiriez o maşină!
Holandês - Ik wil een auto te huren!
Polonês - Chcę wynająć samochód!
Chinês - Wǒ xiǎng zū yī liàng chē!
Japonês - Watashi wa kuruma o karitaidesu!
Imagens: Sxc e Acervo Aroldo Glomb
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.