| 30/06/2010 16h09min
Sabe aquele ditado que diz “panela velha é que faz comida boa”? Tem muitas pessoas que fazem valer a frase no sentido literal e não jogam fora as suas panelas por vários motivos. Pode ser uma chaleira que era da sua avó, uma panela para paella comprada nas férias na Espanha ou mesmo um conjunto de INOX que foi presente de casamento.
Sim, as panelas tem conserto! E o sentimento que acompanha estes utensílios ganha o reforço da segurança doméstica na hora de decidir desentortar uma frigideira ou de trocar a válvula da panela de pressão.
Para Wolmir Lopes, do Pronto Socorro das Panelas, uma real perigo na cozinha está em uma panela de pressão com uma válvula defeituosa. “Se a válvula estiver com vazamento, a panela não pegará pressão. Caso esteja tampada com algum outro objeto, tais como parafuso ou palito, corre o risco de explodir e o prejuízo pode ser maior” afirma Wolmir.
Muitas pessoas acabam levando a panela para arrumar a estética dela, mas uma panela de INOX queimada tem conserto? “Depende muito, se queimar o próprio material ela não pegará mais brilho” vai logo avisando.
Além de evitar deixar a panela queimar, outro cuidado apontado por Wolmir acontece na hora de lavar. A esponja de aço deve ser evitada pois o aço acaba desgastando o alumínio. A saída apontada é lavar a mesma apenas com água quente, esponja macia e sabão.
Mais difícil ou não tem como
As de ferro são as mais complicadas para arrumar pela dureza e as de vidro tenmperado quando estragam não tem mais volta: quando racham não tem mais conserto.
» Qual a maneira correta de se jogar uma panela de vidro? Clique aqui!
O uso excessivo de panelas industriais de restaurantes e hotéis fazem com que estes modelos, por mais forte que sejam, estraguem bem mais rápido do que as caseiras.
Valores
Sabe quanto custaria mandar arrumar as suas panelas? Bem menos do que uma nova? Sim ,mas quanto? Trocar uma válvula de pressão, desentortar uma chaleira ou trocar o cabo de uma frigideira tem valores mais em conta do que comprar algo novo.
“Tudo depende do modelo de suas peças. Cada panela de pressão tem um tipo especifico de peça, assim como para os demais utensílios. O preço varia muito, mas depednendo do caso com R$ 1 é possível arrumar” explica Wolmir, que aponta que valores sentimentais são fortes com relação ao que se quer arrumar. “ Principalmente pela qualidade do material, quanto mais antigo, mais duradouro. E também pelo histórico familiar, as lembranças...”
(Fotos: Sxc)
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.