| 25/06/2010 16h
O medo causado pelos crimes pode mudar a rotina de muitas pessoas. E quando o assunto envolve o patrimônio residencial e a segurança das pessoas que lá residem, itens de segurança acabam surgindo como uma opção.
O que você faz para proteger o seu patrimônio?
O último relatório do mapa de criminalidade, criado pelo sistema de geoprocessamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública aponta os seguintes números:
- Aconteceram em Curitiba 14.848 crimes contra patrimÔnios, opque representa 38,51% do total de reclamações e boletins de ocorrências entre primeiro de janeiro e 31 de março!
O próprio site da instituição apresenta algumas medidas para evitar que estes números aumentem ainda mais, como ter um sistema de alarme, evitar deixar a luz acessa durante o dia (pelo noite uma lâmpada é suficiente), além de um cão de guarda.
Manter a garagem sempre fechada e esperar que o portão eletrônico feche por completo são medidas que evitam surpresas desagradáveis quando o morador estiver saindo de sua casa. É nesta hora que a pessoa deve observar as proximidades e, se constatar a presença de estranhos, evitar entrar ou sair.
Nos condomínios
Quem mora em condomínios não está mais livre de possíveis invasões, furtos ou roubos. A garagem coletiva também precisa da mesma atenção citada acima para residências e, ao estacionar o carro, evitar deixá-lo aberto ou mesmo com as portas destrancadas.
O porteiro precisa avisar sobre entregas e encomendas ou mesmo possíveis visitas técnicas, tudo pelo interfone. Se desconfiar, não atender e alertar as autoridades. Evitar deixar as chaves na portaria (para um filho que chegará mais tarde da escola, por exemplo) ou mesmo com empregados, salvo aqueles de extrema confiança. Apenas quem reside no apartamento precisa ter uma cópia da chave.
Viajando
É bom não comentar sobre possíveis viagens perto de pessoas estranhas. Encontre um vizinho de confiança e peça para ele ficar mais atento. É bom ligar vez ou outra para saber como estão as coisas.Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem. Peça para esta pessoa tentar demonstrar presença na sua casa ou apartamento abrindo as janelas, andando pelo quintal, etc.
Deixar um parente (irmão, primo, etc) vivendo na casa por algum tempo é outra opção. Suspenda a entrega de jornais, para não levantar suspeitas com o acúmulo na parte da parte da frente da casa e contrate alguém para deixar o jardim sempre limpo.
Em Curitiba
Joaquim Madeira, que trabalha com grades de metal e automação de portões em Curitiba com a JMG Serralheria aponta os bairros cujos moradores procuram com mais frequência os grades para janelas residenciais. “Pinheirinho, Capão Raso, Boqueirão, Novo Mundo e Fazendinha. São os bairros que sempre pedem os meus serviços” afirma Joaquim, que aponta os modelos feitos com ferro maciço de ½’ polegada como o mais buscado.
Para ser ter ideia, mandar colocar grades deste material em uma casa com quatro janelas, com 1m x 2,5m cada, custa e valores atuais na empresa dele R$ 960 e, para automatizar um portão de garagem, em torno de R$ 750 “se for basculante o automatizador”.
Confira empresas que fazem segurança particular aqui!
Confira empresas que fazem treinamento para defesa pessoal aqui!
Dados: Secretaria Estadual de Segurança Pública e Prefeitura Municipal de Curitiba
Imagens: Sxc
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.