| 26/05/2010 15h44min
Com a Copa do Mundo chegando tem gente que irá preparar um verdadeiro estádio dentro de casa e para tanto a melhor opção é um home theater. Esta tecnologia e potência algumas vezes confunde um pouco na hora da instalação e da distribuição das caixas e é para evitar que tudo acabe de maneira desastrosa que preparamos algumas dicas sobre o assunto.
Você teria um aparelho deste na sua casa?
O local ideal
Antes de mais nada analise o cômodo em que tal aparato ficará (sala de estar, de televisão ou, dependendo do tamanho, no quarto mesmo) bem como a sua disposição dentro dele.
Quanto maior for o espaço maior deve ser a tela do televisor ou do projetor de imagens, consequentemente uma maior potência no equipamento. O tamanho do local interfere também na luminosidade e na acústica, e é por isso que é fundamental analisar o espaço de maneira precisa. Peça uma ajuda para quem estiver vendendo todo o equipamento para analisar a disposição dos móveis, das paredes, etc.
Não vai adiantar muito gastar uma fortuna para ter um som lá no fundo ou uma imagem de péssima qualidade, que em nada tem a ver com as possibilidades reais do home theater.
O equipamento
Basicamente, um home theater é formado por um aparelho de televisão (de 29 polegadas, no mínimo), um receiver e seis caixas acústicas, além de um sistema de geração de imagens (aparelho de DVD, por exemplo, ou Blue Ray). Algumas pessoas colecionam fitas em VHS (lembram disso?), e para não perder esta coleção um aparelho de videocassete estéreo pode ser acoplado também. O mesmo vale para os aparelhos de TV por assinatura e receptores de parabólicas.
Gerou imagem já basta para entrar no bolo!
O receiver une um sintonizador de rádio (AM/FM) com um amplificador de som para as caixas acústicas. Grande parte do que tem no mercado já vem com o decodificador instalado internamente, cuja função é distribuir o som do disco de DVD entre todas as caixas acústicas – cada uma com uma função diferente.
Caso você não queira fazer todo este processos é possível comprar um equipamento integrado que já reúne várias destas funções.
Distribuição
A chave de tudo é a distribuição das caixas acústicas. Do total de seis que basicamente compõem todo o sistema, uma deve sempre ficar à esquerda da TV e outra à direita – as duas com a mesma distância. Uma outra permanece no centro, abaixo ou acima do televisor, já que a caixa central tem como foco principal reproduzir as falas dos personagens dos filmes.
Um outro cuidado deve ser tomado com as duas caixas surround. Elas devem ficar dispostas atrás do espectador, uma à direita e outra à esquerda, em uma altura um pouco acima da altura da cabeça das pessoas sentadas. São essas que trarão o som ambiente. A sexta caixa (de subwoofer) reproduz os sons graves e deve ser posicionada no canto da sala.
Decoração
Com o aparelho já comprado, a sala ficará com outra disposição e a decoração sofrerá muitas alterações – isso se o comprador quiser deixar tudo equilibrado, é claro. Prefira sofás de tecido assim como muitos tapetes e cortinas no local de instalação.
O grande número de tecidos ajuda a diminuir o índice de reverberação e absorvendo o som. Já o excesso de móveis pode amortecer o som e provocar a perda da definição do surround, por exemplo.
Agora é alugar um grande filme ou comprar o show da sua banda preferida e usar e abusar do seu home theater.
Informações: americanas.com
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.