Notícias

 | 24/05/2010 11h42min

Vidros para construção e decoração

Veja os modelos mais buscados no mercado e as suas aplicações

O vidro é um elemento fundamental da construção civil que também pode desempenhar papel importante na decoração. Seja pela transparência, pela dureza e durabilidade, a sua capacidade de isolar temperaturas ou a sua impermeabilidade, o vidro é um elemento que sempre tem uma função prática mão importa qual seja a obra.

Você usaria o vidro como elemento decorativo ou de segurança?

Para os ecologicamente corretos, o vidro é liberado por ter a sua matéria prima abundante na natureza e ser reciclável. Consulte um decorador para saber exatamente qual modelo é o mais indicado para o que você quer.

Existem modelos que são mais indicados para controle acústico, térmico e luminosidade, além da refração da luz. Muito procurado para enfeitar os ambientes, o vidro pode ajudar na segurança de uma residência além de ser uma solução para a iluminação ao permitir a passagem de luz natural. Desta maneira é bem mais fácil manter o controle da entrada da radiação e da luz solar, assim como do calor e aumentando a economia doméstica – com o ar condicionado, por exemplo.

Tipos de vidros
Vidro comum
O mais tradicional de todos. Quando quebrado espalha estilhaços pontiagudos e cortantes. A sua resistência aos impactos é pequena.

Vidro Temperado
Este modelo passa por um processo de têmpera, ou seja, ele é aquecido e resfriado rapidamente, tornando-se assim mais resistente do que os comuns. Caso quebre, fragmenta-se em pequenos pedaços que não machucam – lembra das antigas propagandas de copos que caiam no chão da cozinha e os cacos não tinham pontas? É indicado para fachadas, portas, janelas, divisórias, boxes para banheiro e tampos de mesa, por ser fortemente resistente a impactos.


Temperado

Vidro Laminado
Formado por duas ou mais lâminas de vidro com uma película plástica no meio, é considerado um vidro seguro. Quando este vidro romper, os cacos ficarão presos na película. Utilizado para portas externas e internas, janelas, terraços, telhados, clarabóias, parapeitos, pisos, visores de piscinas e degraus devido à sua resistência a impactos e boa vedação do frio, calor e ruídos. Alguns modelos são bons contra o vandalismo e armas de pequeno calibre – ou, dependendo do que estiver disposto a pagar, até calibres mais fortes.


Laminado

Vidro Refletivo

Este é aquele que apresenta uma camada metálica espelhada na face externa, refletindo os raios solares e reduzindo a passagem de calor e protegendo carpetes, móveis e pisos. Não prejudica a visão de dentro para fora e não permite que se enxergue de fora o ambiente. Apropriado para regiões muito quentes e também para portas, janelas, coberturas, divisórias e boxes de banheiro.


Refletivo


Vidro Aramado
A sua estrutura de tela de arame impede que os cacos se soltem quando quebra. Não é tão resistente quanto os vidros especiais, porém é o mais barato e o seu uso é mais indicado para coberturas, terraços e portas.


Aramado

Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/98.

Divulgação / 

Vários modelos de vidros
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

18/05/2010 16h05min
Dicas de persianas
14/05/2010 14h19min
O jardim que sobe pelas paredes
22/04/2010 16h43min
Sete dicas para renovar e organizar seu banheiro
16/04/2010 10h45min
Tipos de colchões
15/04/2010 10h41min
Escada em casa
23/03/2010 14h50min
O uso de painéis solares
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.