Notícias

 | 28/04/2010 14h24min

Pontos turísticos, bares e restaurantes

Aproveite o passeio por Curitiba para também fazer uma refeição diferente

Não importa se você é turista ou mora na cidade, Curitiba sempre tem atrações interessantes para visitar. Seja ver uma exposição nova nos museus, passear em algum parque, ou mesmo conhecer um pouquinho mais da história da cidade. E que tal aproveitar o passeio com uma bela refeição em algum restaurante por perto, ou tomando uma cervejinha gelada num final de tarde? Indicamos alguns pontos para você conhecer, e lugares para comer e beber por perto:

>> Comente esta matéria

Museu Ferroviário – Fica dentro do Shopping Estação, construído na antiga estação da cidade, e conta a história ferroviária do Paraná. Dá para fazer uma refeição na própria praça de alimentação do shopping, ou passar no Montesquieu e comer o famoso X-Montanha.

Teatro Paiol – Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. É um símbolo da transformação cultural de Curitiba. Próximo ao teatro, há a Churrascaria Paiol, que serve rodízio com opções de carnes, saladas, pratos quentes, massas e sobremesas.

Teatro Guaíra – Localizado na Praça Santos Andrade, o Teatro Guaíra é um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça, encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil. Por ficar em uma região central, há várias opções de bares e restaurantes por perto: o Café Mafalda faz uma homenagem à personagem de quadrinhos criada por Quino; o Café do Teatro é muito frequentado por artistas locais; o Exprèx Caffè tem drinques quentes e gelados assinados pela barista Isabela Raposeiras; o Salero é especializado em grelhados dispondo de diversos cortes como picanha e ribeye (file de costela); o Baba Salim oferece pratos típicos da culinária árabe e tem apresentações de dança do ventre às terças e sextas.

Passeio Público – O Passeio Público é o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu portão principal é réplica do antigo portal do cemitério de cães de Paris. O Memorial Árabe é edificação moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. Próximo ao parque, há os restaurantes Maria Polenta, que oferece diversas variações de pratos com polenta; e o Bistrô Passeio, com opções como risoto e estrogonofe. Ainda é possível dar uma passadinha no Shopping Mueller e aproveitar a praça de alimentação.

Museu Oscar Niemeyer – É o maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976. Próximo ao museu, há algumas opções de barzinhos, como o Menina dos Olhos, que serve pratos à la carte no jantar; o Basset, que tem como sugestão o petisco Bife Azedo, feito com tiras de carne temperadas com limão; e o Barolho, que destaca o prato filé de peixe ao molho de camarão.

Bosque do Papa – Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. Bem próximo ao bosque há o Kawiarnia Krakowiak, que oferece pratos típicos poloneses e café colonial.

Bosque Alemão – Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século XIX, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba. Ali perto, há a Erika Bolachas, que produz artesanalmente bolachas e tortas com receitas vindas da Alemanha

Parque São Lourenço – Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições. Seu lago é cercado por ampla área verde nativa. Próximo ao parque há o Garibaldi Grill, com rodízio de carnes, além de pratos quentes, saladas e massas. Um pouquinho mais longe tem o Casa Velha, que tem porções como conservas, queijos e salames feitos na região.

Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski – Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco de acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Por perto, há o restaurante Mangiato Bene, cuja especialidade é o filé mignon, acompanhado de massas e molhos.

Parque Barigui – Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades. Dentro do parque, há o Bar do Lago, com mais de 20 opções de petiscos. Próximo ao Barigui, ainda há a Embaixada de Zion, com três ambientes e mesa de sinuca.

Torre Panorâmica – Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares. Próximo há os restaurantes Le Réchaud, que oferece pratos da culinária francesa e rodízio de fondue; o Tobias Grill, que tem como sugestão da casa a costela borboleta; o Carne Branca, com buffet por quilo; e a Zucchine, que oferece pizzas salgadas e doces, massas e calzones.

Setor Histórico – As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato. Também são famosos no Setor Histórico os bares do Largo da Ordem, como o Bar do Alemão, o Restaurante Sal Grosso, o Tuba´s, o Fire Fox, o Saccy e o The Farm (saiba mais sobre os bares).

Jardim Botânico – Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg. Próximo há o Habib´s, com salgados e pratos da culinária árabe; e para quem se dispuser a ir um pouco mais longe, há várias opções de restaurantes na Comendador Franco.

Bosque Italiano – O Bosque Italiano é o antigo Bosque São Cristóvão, com área que abriga o Memorial da Imigração Italiana. Homenageia os imigrantes que vieram a partir do final do século passado e transformaram Santa Felicidade num centro gastronômico de função turística. Próximo há o Puinas Bar, com várias opções de petiscos e sanduíches; o La Santa Birra, que oferece petiscos e cervejas de várias partes do mundo; e o Azteca, que serve pratos da culinária mexicana. Para quem quiser aproveitar e conhecer o restante do bairro, há várias opções de restaurantes em Santa Felicidade.

Com informações da Prefeitura de Curitiba e redação hagah

Michel Willian/SMCS  / 

Próximo a Torre Panorâmica, há várias opções de bares e restaurantes
Foto:  Michel Willian/SMCS  / 


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/04/2010 12h02min
Comidas com nomes diferentes
13/04/2010 14h48min
Bares por público
07/04/2010 14h09min
Feiras em Curitiba
05/04/2010 15h34min
Bares para rir em Curitiba
01/04/2010 13h48min
Bares do Largo da Ordem
31/03/2010 14h41min
Double drink em Curitiba
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.