Notícias

 | 09/04/2012 11h24min

Mal funcionamento do coração é principal causa de morte entre homens e mulheres

Sintomas da doença cardíaca são facilmente detectados, mesmo assim o problema é epidêmico e só no Brasil mata 700 pessoas por dia

A insuficiência cardíaca é a principal causa de morte entre homens e mulheres. Ela acontece quando o coração não está mais capacitado para manter as necessidades circulatórias do organismo. Os principais sintomas da doença são a fraqueza, o cansaço e a intolerância aos exercícios. Além disso, a pessoa pode apresentar pulso fraco e acelerado. A insuficiência também tende a produzir um acúmulo de líquido no corpo, o que normalmente acarreta em edemas nos tornozelos, abdômen, pernas e pés.

» Cardiologistas em Curitiba

Com a presença destes sintomas é fácil o médico diagnosticar uma insuficiência cardíaca. Então, por que tantas pessoas morrem dessa doença? Por que ela é um problema de saúde pública no mundo todo?

Segundo a cirurgiã cardíaca, Andrea Dumsch de Aragon, coordenadora do Programa Nacional de Ensino, em Curitiba, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), médicos no mundo todo trabalham cada vez mais com campanhas e outros tipos de ação para alertar a população sobre a prevenção e os sintomas da doença. 

» Exercício físico é aliado para recuperar a saúde do coração

Para ela, o problema é epidêmico porque a maioria das pessoas não presta atenção aos seus sinais e também nos alertas de prevenção. Além disso, são necessárias medidas mais contundentes do poder público. “É importante que as pessoas, especialmente aquelas que estão acima do peso, possuem mais de 35 anos, sofrem de diabetes, hipertireoidismo e/ou tem pressão alta, façam um check-up anualmente do coração”, explica a médica.

“Além disso, ao sentir qualquer sinal de fraqueza, cansaço ou inchaço deve-se procurar um médico o mais rápido possível para detectar a causa desses sintomas”, finaliza.

(Fonte: Bello Comunicação)


Compartilhar

HAGAH PR
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.