| 24/02/2012 15h38min
O médico László Tabár, professor de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Uppsala, na Suécia, recomenda que a mamografia seja realizada com mais frequência por mulheres na faixa etária dos 40 aos 54 anos.
» Top 10 do check up feminino
Em um trabalho de rastreamento mamário que durou três décadas e envolveu 133 mil mulheres, o especialista verificou a redução de 31% na mortalidade do câncer de mama entre as mulheres que realizaram mamografia em comparação com as que nunca tinham feito o exame.
De acordo com Tabár, o chamado tempo de permanência principal, que corresponde ao intervalo entre a detecção do câncer na mamografia e o aparecimento de sintomas, é menor nas mulheres mais jovens, expressando um crescimento mais rápido do tumor. Para detectar o câncer de mama mais cedo, a recomendação do médico é que as mulheres entre 40 e 54 anos façam a mamografia a cada 12 ou 18 meses.
» Exames periódicos podem evitar câncer em mulheres
Como os tipos de câncer de mama são muito diversos, outro alerta do especialista é considerar várias frentes no diagnóstico. Segundo ele, a mamografia é extremamente eficiente para detectar anormalidades em mamas predominantemente adiposas, mas tem dificuldade em encontrar anormalidades em tecido mamário denso. O ultrassom é o oposto: é menos eficiente em encontrar microcalcificações, mas pode encontrar cancros escondidos no tecido mamário denso. Os dois métodos se complementam. Para determinar a extensão da doença, a ressonância magnética é a melhor opção. A biópsia fornece o diagnóstico microscópico antes da cirurgia.
» Informação é a melhor forma de prevenir o câncer de mama
Tabár estará no Brasil entre os dias 1º e 4 de março para o Seminário de Detecção e Diagnóstico Precoce de Doenças Mamárias, no Hotel Hilton, em São Paulo. O evento é organizado pela Mammography Education Inc, dos Estados Unidos, e reunirá médicos de todo o Brasil.
BEM ESTAR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.