| 10/01/2012 16h23min
Em qualquer época do ano, a saúde do corpo merece cuidados especiais, mas com a chegada do verão, as atenções aumentam. Nessa época de férias e descanso, praias, parques e ambientes de lazer em geral ficam mais lotados, e nossos olhos mais expostos aos agentes infecciosos. Entre os males que são comuns na estação estão às irritações causadas pelo cloro presente na água das piscinas, bem como a água salgada e a areia das praias.
» Veja quais são os cuidados que você deve tomar para não ficar com insolação
Outro problema comum nesse período do ano é a conjuntivite, que se caracteriza pela inflamação da membrana que reveste o globo ocular e as pálpebras. “Os sintomas mais comuns da conjuntivite são a vermelhidão, a secreção e edemas”, explica o doutor Luiz Geraldo Simões de Assis, diretor clínico do Instituto de Oftalmologia de Curitiba.
Foto: Sxc, Divulgação
» Aprenda as diferenças entre protetor solar, bronzeador e bloqueador
O tratamento geralmente é realizado com a simples limpeza da secreção, mas, se verificada a necessidade, um médico oftalmologista pode receitar lágrimas artificiais e antibióticos. Todavia, a automedicação deve ser evitada. “Uma doença de menor gravidade pode causar danos irreversíveis à visão se for tratada incorretamente. Cada caso deve ser analisado individualmente por um oftalmologista capaz de prescrever cuidados e medicamentos adequados”, alerta o doutor.
» Cloro, água e sol: aproveite o calor sem prejudicar a pele
Para prevenir os males que o verão pode causar aos olhos, o médico sugere algumas medidas simples, sendo a higiene a principal delas: lavar as mãos com água e sabão frequentemente é muito importante para evitar o contágio, e toalhas e objetos pessoais nunca devem ser compartilhados. Também é importante ressaltar os cuidados com os raios ultravioleta, que causam lesões pequenas, mas cumulativas aos olhos. “O ideal é evitar ao máximo a exposição ao sol entre as 10h e às 16h, e sempre usar bonés ou chapéus e óculos de sol de boa qualidade”, recomenda o oftalmologista.
Como escolher seus óculos de sol
A escolha de um modelo adequado de óculos de sol é de grande importância no cuidado com os raios ultravioleta. Segundo o consultor óptico Eric Gozlan, no entanto, não é qualquer acessório que protege adequadamente a visão. “As pessoas acham que quanto mais escuras as lentes, mais elas protegem. Mas quando o modelo não tem filtro contra os raios UVA e UVB, usá-lo é mais perigoso do que ficar sem ele”, explica. Isso acontece porque a lente escura dilata a pupila, permitindo que os raios penetrem com maior intensidade.
Foto: Sxc, Divulgação
Para as pessoas que usam lentes corretivas também existem algumas opções para que o cuidado com o sol não fique de lado. Para as armações de grau, as lentes fotocromáticas, com gradação de cor conforme a luminosidade, e as escuras que se acoplam sobre as de grau por meio de um clipe são algumas das sugestões. Já para quem usa lentes de contato, não há nenhum problema em usar os óculos escuros ao mesmo tempo. “O uso regular é importante, pois protege contra agentes infecciosos como o vento e a poeira”, orienta o consultor.
O formato dos óculos também é um fator importante. “Armações de baixa qualidade podem cair ou então pressionar o nariz e os lados da face, causando dores de cabeça e marcas no rosto. Por isso, é melhor evitar a aquisição de óculos sem comprovação de qualidade, como os oferecidos por alguns vendedores ambulantes”, finaliza Gozlan.
(Fonte: LFCOM Assessoria em Comunicação)
HAGAH PR
Fique longe das irratações causadas pelo cloro. Saiba como se prevenir
Foto:
Charles Guerra
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.