| 25/10/2011 12h22min
Amado por muitos e odiado por outros tantos, o horário de verão chegou. E com ele, uma hora mais mais de sol todos os dias, além de os dias já serem mais longos nesta época do ano. Isso faz com que a maioria das pessoas opte por fazer algo ao ar livre nos finais de tarde, já que ainda há sol e as temperaturas ocorrentes na primavera são mais agradáveis. Parques, bares, ou mesmo voltar a pé do trabalho para casa tornam-se atividades muito mais atraentes.
>> Horário de verão: aproveite o Sol para organizar a casa e relaxar!
Mas você sabe, na prática, para que serve o horário de verão? No Brasil, esta tática é adotada desde 1931, mas teve diversas adaptações até chegar ao modelo atual. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste. Depois de oito anos sem adotá-lo, o estado da Bahia, no Nordeste, voltará a adotar o horário de verão em 2011.
Trata-se de uma estratégia para economizar energia elétrica. Com o dia claro durante mais tempo, há um impacto positivo no consumo de energia, principalmente na esfera da iluminação pública, comércio e indústria, que retardam o acendimento das luzes. Além disso, o tempo de permanência nas residências é menor, as pessoas tendem a ir para suas casas mais tarde, adiando também esta faixa de consumo de luz elétrica.
>> Eletricistas em Curitiba: clique aqui e saiba onde encontrar um!
Como aproveitar o horário de verão para baixar a conta de luz?
O aproveitamento da luz natural é o maior benefício para a economia de energia. Abrir as janelas e persianas para deixar a luz solar entrar é uma ótima dica do Coordenador do Grupo de Eficiência Energética da Faculdade de Engenharia da PUC-RS, o Professor Engenheiro Odilon Francisco Pavón Duarte. Com isso, a necessidade do acendimento das lâmpadas é retardado e ainda deixa o ambiente mais ventilado, dando uma sensação de maior conforto térmico.
Como fazer o uso mais eficiente da energia elétrica durante o ano todo?
Odilon recomenda que as cortinas e persianas sejam sempre abertas para que haja incidência de bastante luz durante o dia e não seja necessário acender as lâmpadas. Ele também indica o uso de lâmpadas florescentes compactas, as chamadas lâmpadas frias, que economizam cerca de 75% no consumo.
>> Acerte na hora de escolher a lâmpada para sua casa
A pintura das paredes também pode ajudar muito. Cores claras são melhores pois refletem melhor a luz natural deixando o ambiente mais iluminado.
Os eletrodomésticos também contam muito na hora de pagar a conta de luz. "O chuveiro elétrico é o grande vilão", afirma Odilon. O ideal é que ele não seja usado na temperatura máxima.
>> Invista no seu banho
A geladeira também pode tornar-se um problema durante o verão. O abrir e fechar da porta faz com que haja uma fuga do ar frio e o motor precisa de mais força para refrigerar novamente a parte interna. Além disso, as borrachas devem estar bem vedadas e nos modelos que não são frost free deve-se fazer degelo quando a camada de gelo no freezer estiver com um centímetro de espessura.
>> Saiba como organizar os alimentos na geladeira
Odilon recomenda que as pessoas procurem sempre comprar eletrodomésticos com o selo A da Procel. Estes gastam menos energia elétrica e mesmo que o valor do produto seja mais caro, é comprovado que a economia de energia recupera o investimento.
(fotos: Sxc, Divulgação)
HAGAH RS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.