| 17/10/2011 16h07min
No ano passado (2010), o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Ou seja, é mais um apoio para quem já sabia economizar na conta de luz.
O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.
Essa uma hora a mais de sol prolonga o tempo útil do dia e pode ser aproveitada para organizar ambientes e questões da casa. Depois do trabalho, que tal aproveitar para arrumar o jardim? Com as ferramentas corretas para o cultivo de plantas, a área externa da casa ganha mais vida para o verão. Fazer uma horta em vasos e cultivar alimentos orgânicos , além de ser uma forma de aproveitar a luminosidade natural, ajuda na saúde da família no preparo para o verão.
Se a casa está em reforma, com o horário de verão a obra pode começar uma hora depois e seguir até mais tarde. Afinal, não se pode reclamar da falta de luminosidade. Histórias reais provam que um bom planejamento é o melhor caminha para um reforma.
Simples mudanças na decoração de casa podem impactar no seu humor do dia-a-dia. Veja dicas para mudar os ambientes no fim de semana e prepare-se para o fim do ano.
Saiba quais são os efeitos do horário de verão, clicando aqui.
* Com informações dos sites: hagah PR, hagah SC, agência de notícias do governo do estado do Paraná.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.