Notícias

Agricultura  | 02/08/2011 07h10min

Cultivo hidropônico proporciona mais produção em menos espaço

Um hectare de hidroponia pode produzir o equivalente a até 30 hectares de cultivo no campo

Pedro Moreira  |  pedro.moreira@zerohora.com.br

Cansado de trabalhar horas a fio e de sofrer com a avalanche de tributos que recaem sobre o setor de comércio e prestação de serviços, o gaúcho Ricardo Antonio Rotta teve a vida transformada depois de assistir a uma reportagem de TV há 13 anos.Ao conhecer a história de um produtor paulista que utilizava uma técnica alternativa para cultivar hortaliças, percebeu uma oportunidade lucrativa e resolveu arriscar. Hoje presidente da Associação Brasileira de Hidroponia,Rotta não se arrepende de ter largado tudo para apostar na qualidade de vida dele e de seus clientes.

- Transformei o que começou como lazer em um negócio.É algo nobre,estamos produzindo alimento - relembra o proprietário responsável por uma produção de cerca de 80 mil hortaliças por mês.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Técnica que não utiliza o solo para o cultivo das plantas, a hidroponia usa a água para levar uma solução com os nutrientes necessários ao desenvolvimento da planta. Ainda que existam registros históricos desse tipo de cultivo por chineses, astecas e também nos Jardins Suspensos da Babilônia — que não têm evidência arqueológica de que tenham existido —, a cultura foi difundida apenas a partir dos anos 1970, quando publicações tornaram conhecido o sistema NFT (Nutrient Film Tecnique — técnica do filme de nutrientes, em tradução livre). Criado pelo pesquisador inglês Allen Cooper, o NFT tornou viável a hidroponia por reduzir o uso de água ao usar um sistema de canais de cultivo (ao lado). No Brasil, a produção em maior escala começou há 20 anos, mas o cultivo cresce cerca de 30% por ano.

- As pessoas querem qualidade e sabor, e encontram na hidroponia. Por outro lado, há procura como negócio pela falta de mão de obra para trabalhar no campo - explica o supervisor do Laboratório de Hidroponia da Universidade Federal de Santa Catarina, Jorge Barcelos.

O especialista revela que os cursos oferecidos pelo laboratório têm inscrições encerradas com três meses de antecedência por causa da grande procura — interessados chegam a vir da Europa. O investimento para montar uma hidroponia, porém, não é baixo. Para ser viável, a produção deve ter pelo menos mil metros quadrados. Considerando o custo de R$ 70 por metro quadrado de estufa e materiais, é preciso lançar mão de R$ 70 mil.

Mas o processo se mostra lucrativo. Conforme Barcelos, um hectare de hidroponia pode produzir o equivalente a até 30 hectares de cultivo no campo.

Curta o Nosso Mundo no Facebook

Divulgação / 

Cultivo utiliza menos quantidade de adubos e químicos
Foto:  Divulgação


Notícias Relacionadas

hmin
Agroecologistas criticam produção sem uso do solo
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.