Notícias

Ambiente  | 28/06/2011 07h12min

A disputa entre o vidro e o plástico

Pesquisadores e indústrias em esforço conjunto para descobrir qual é a melhor embalagem

Carlos Etchichury  |  carlos.etchichury@zerohora.com.br

O anúncio recente da Coca-Cola Brasil, de ampliar a venda do refrigerante mais tradicional do mundo em garrafas reutilizáveis, reacende uma disputa entre as barulhentas indústrias do plástico e vidro.Qual embalagem, afinal, agride menos o ambiente?

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Para a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), é óbvio:

- O vidro é totalmente reutilizável. Você joga os cacos em um forno a 1.300°C e eles se transformam em outro vidro. O aproveitamento é de 100%. Estamos prontos para qualquer tipo de discussão sobre as vantagens que o vidro pode oferecer - diz Lucien Belmonte, superintendente da Abividro.

O discurso é tão assertivo que, ao desligar o telefone, o interlocutor acredita estar diante do mais limpo processo industrial. A certeza se mantém até ouvir os argumentos de Auri Marcon, presidente Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet):

- Se um caminhão sair carregado com água em embalagem retornável (vidro), 48% do espaço será ocupado com a embalagem e 52% com o líquido. Se for com PET, apenas 2% da carga será com embalagem e 98% com o produto. Sem falar na reciclagem, que gera um faturamento anual de cerca de R$ 1,1 bilhão.

Na academia, as análises são ponderadas. Coordenador da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Claudio Luis Crescente Frankenberg destaca vantagens em ambos:

- Do ponto de vista ambiental, o vidro talvez seja menos agressivo. Em termos de comodidade, o PET é mais fácil de lidar.

Mestranda em Engenharia Urbana e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio e pela Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, a arquiteta e urbanista Patrícia Guedes ressalta a rentabilidade da reciclagem do plástico. Ao interpretar a pesquisa Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos Para Gestão de Resíduos Sólidos, realizada no ano passado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, Patrícia salienta:

- É estranho pensar em retorno do uso do vidro, porque o PET se mostra mais benéfico.

Curta o Nosso Mundo no Facebook

NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
Ricardo Chaves / Agência RBS

Escolha da embalagem depende da utilidade que é dada à ela
Foto:  Ricardo Chaves  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

hmin
Menos copos, mais água
hmin
Um lado bom de cada lado
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.