| 28/06/2011 11h11min
Quem não consegue ter uma noite de sono tranquila deve procurar um médico. Segundo especialistas, a boa qualidade do sono é tão importante para a saúde do corpo quanto à alimentação e a prática de esportes. Segundo a Sociedade Brasileira do Sono, dormir menos pode afetar o indivíduo física e mentalmente.
Em Curitiba, existem alguns centros especializados que tratam os distúrbios do sono. São exames realizados que identificam os problemas e já preveem um possível tratamento.
>> Distúrbios do sono: saiba identificar os sintomas e tratar o problema
A responsável pelo agendamento dos exames do Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba Beatriz Ferreira nos explicou como são feitos os exames e como o paciente deve proceder horas antes de passar uma noite na clínica. “O paciente passa por uma avaliação com o médico e um técnico responsável realiza o exame, que é a polissonografia. Ela faz o registro completo da atividade cerebral e de outras funções do organismo. Quando o paciente chega à clínica, é feita uma montagem de sensores no corpo, e é isso que vai monitorar todo o sono”, explica.
Durante o dia do exame, o ideal é evitar tomar muito café, pois contém cafeína e pode alterar os resultados. O paciente chega à clínica por volta das 22h ou 23h e às 6h já é liberado. “Há quatro fases do sono. Uma hora de sono já dá pra diagnosticar o que a pessoa tem, mas quanto mais dormir, melhor vai ser a análise”.
A consulta no Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba custa R$ 150. A clínica atende por planos de saúde, exceto pela Clinipam e Paraná Clínicas.
HAGAH PR
Se você não consegue ter uma noite de sono tranquila, o ideal é procurar um médico!
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.