| 03/06/2011 14h45min
Quem está prestes a deixar a faculdade e enfrentar o mercado de trabalho já começa a sentir algumas dificuldades como, por exemplo, a falta de experiência. Muitos alunos se queixam da falta de tempo durante a graduação – ainda mais se o curso é integral – para fazer estágios e outros reclamam que empresas não darão chance para recém-formados. Então, fica a dúvida: como driblar esses problemas iniciais e encarar o mercado de trabalho apenas com o que a academia te ofereceu?
Os estudantes de agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Gelton de Mattos Diosti e Marcos Rodrigo Poletto estão no último ano do curso. A falta de tempo é um dos principais obstáculos para conseguir experiência ainda dentro da faculdade. “Como o curso é integral, não temos tempo pra fazer estágio e outras coisas fora. Muita gente tenta adiantar matérias para que no último ano tenha algum tempo livre, mas ainda assim é difícil”, comenta Marcos.
>> Estágios em Curitiba
Gelton também questiona a carga horária excessiva que os impede de procurar estágios e novas oportunidades. “É difícil alguma empresa contratar recém-formado, logo de cara, mas o importante é você mostrar que está afim de aprender, mesmo ganhando pouco no começo”.
Foto: Sxc, Divulgação
Então, para dar uma forcinha para os futuros formandos, o hagah conversou com a recrutadora Lidiane Fontana Ferreira, do Grupo Maríáh - Empregos e Serviços, que deu algumas dicas de como espantar esse receio dos recém-formados e estar pronto para os desafios futuros.
>> Como ser um profissional bem informado no mercado de trabalho
:: Faça um currículo completo e conciso, e poupe o tempo do entrevistador. “Ele vai querer bater o olho no item “objetivo” e saber com o que realmente você vai trabalhar. Então, seja bem claro nesse ponto”, comenta Lidiane.
:: Enquanto não consegue um emprego fixo, especialize-se em cursos e participe de eventos e seminários que tenham a ver com a sua área. “Manter-se atualizado é fundamental”.
:: Se durante a faculdade você conseguiu participar de estágios, use isso no currículo como ponto de destaque. Liste a sua experiência. “Estabilidade em um determinado cargo também conta. Tem gente que chega aqui e já teve vários empregos, mas todos foram de, no máximo, dois meses. Isso não é bem visto pelas empresas”.
>> Dicas de como se comportar no primeiro emprego
:: Depois de definido seu foco de atuação, aposte suas fichas em divulgação do currículo em sites de emprego, por exemplo.
Foto: Sxc, Divulgação
:: Dependendo da área, apostar em redes sociais é uma boa dica. Mas cuidado! “Tem empresas que investigam a vida do candidato nas redes, então é bom ser discreto e não expor tanto o pessoal. Há pessoas que escrevem a vida delas no facebook ou twitter, dizendo que a balada foi legal, que bebeu todas... Isso, para o entrevistador, não vai pegar bem”, alerta a recrutadora.
>> Dicas para divulgar sua marca
:: Mantenha uma boa rede de contatos, o famoso networking. Algumas contratações são feitas por indicação, o famoso QI (Quem Indica)!
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.