| 13/05/2011 14h44min
É fácil a gente encontrar por aí algumas lojas que se definam como alta costura. Alguns acham que são roupas mais elaboradas e exclusivas; outros a definem como peças mais caras e especiais. A definição pode ser a junção disso tudo, mas profissionais que fazem peças desse tipo são raridades no país.
>> Confecções masculinas e confecções femininas em Curitiba
“Não sei o número correto, mas digamos que no Brasil, a alta costura seja representada por mais ou menos uns 20 profissionais apenas”, conta o estilista Clóvis Neves Volpato, que esclareceu os quesitos necessários para quem um estilista faça parte desse ramo. “Há alguns critérios estabelecidos pela Câmara Sindical da Alta Costura, desde 1868, mas muita gente trabalha com alta costura sem saber ao certo o que é isso. Tem que ter uma quantidade mínima de pessoas no ateliê, apresentar coleções a cada estação, enfim”.
>> Costureiros e alfaiates em Curitiba
Clóvis lembrou que peças de alta costura são apenas para a venda, e nunca para locação. “É uma roupa exclusiva, única, toda trabalhada", reforçou. A professora de moda da Faculdade Camões Louise Raulik Cyrino também reforçou esse conceito. "O mais importante da alta costura é mesmo o quesito artesanal e unico, caríssimo, para pessoas muito ricas, com nome e bom gosto", finaliza.
Então, fica aí um esclarecimento sobre o termo!
HAGAH PR
"Alta costura: peça única, exclusiva e toda trabalhada", esclarece estilista
Foto:
Sxc, DIvulgação
/
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.