Notícias

 | 28/04/2011 15h36min

Loja colaborativa é opção para microempreendedores venderem seus produtos

A ideia é divulgar a marca em Curitiba sem precisar investir em uma grande estrutura

O sucesso profissional de jovens com menos de 25 anos, que em muitos casos ainda não concluíram a faculdade, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Investindo em criatividade e ousadia, dados do Sebrae revelam que já chega a mais de três milhões a quantidade de jovens que, tem entre 18 e 24 anos e já estão a frente de um negócio próprio. Um estudo realizado em 2008 pelo Instituto Internacional Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra um crescimento de 30% no grupo de jovens empresários, nos últimos anos.

>> Você conhece outras empresas que praticam o estilo de venda colaborativa?

Esse é o caso da empresária Rasa Terra, de 23 anos que há um ano mudou para Curitiba e com os sócios Nathalia Anring e Francisco Del Rio, inaugurou a Endossa/Loja Colaborativa. O projeto consiste em um local diferenciado que aluga espaços com preços acessíveis aos microempreendedores.

Em um único lugar é possível encontrar produtos diferenciados de designers, estilistas, artesãos e inventores, com valores atrativos. O principal diferencial é que qualquer pessoa pode alugar uma caixa para expor seus produtos. A caixa está disponível em seis tamanhos, com aluguel que varia entre R$ 140 a R$ 500. Todo o lucro das vendas é revertido para os donos dos produtos, já que a loja não cobra comissão.

loja colaborativa

As facilidades têm atraído empreendedores de Goiânia, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que conseguem divulgar a marca em Curitiba sem precisar investir em uma grande estrutura.

A Endossa/Loja Colaborativa também agrega um espaço para as exposições de arte, uma oportunidade para promover novos talentos. Qualquer interessado, que tenha um trabalho artístico documentado, pode participar e testar o sucesso da sua arte com o público, já que são os clientes que tem o poder de endossar um artista através da compra. A oportunidade que muitos artistas esperavam para divulgar o seu trabalho e ao mesmo tempo avaliar a receptividade do público.

loja colaborativa

Sobre a empreendedora
Mas o desafio de instalar a loja na capital paranaense percorreu um trajeto inesperado para Rasa. A jovem de Cuiabá, mudou para São Paulo aos 18 anos para estudar moda e lá conheceu os fundadores da Endossa, aderindo ao projeto inovador, lançado na capital paulista, com a venda de produtos desenvolvidos por ela. Além da venda de seus produtos, ela começou a trabalhar no empreendimento e em poucos meses chegou ao cargo de gerente.

Adepta a novos desafios e sem medo de arriscar, ela decidiu investir em um novo projeto: a primeira franquia da Endossa fora de São Paulo. E a opção por franquias tem ganhado espaço entre os empreendedores desta faixa etária. Uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise mostra que jovens com até 25 anos à frente do próprio negócio já representam 16% (12 mil) de todos os franqueados brasileiros.

HAGAH PR
Divulgação / 

O principal diferencial é que qualquer pessoa pode alugar uma caixa para expor seus produtos
Foto:  Divulgação  / 


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

27/04/2011 15h22min
Como ser um profissional bem informado no mercado de trabalho
07/04/2011 16h28min
Como se tornar um cerimonial de casamento
01/04/2011 15h58min
Como se tornar um voluntário da Cruz Vermelha
25/03/2011 14h42min
Como se tornar um ator profissional
24/03/2011 15h40min
Cruzeiros Marítimos abrem 380 vagas para Região Sul
23/03/2011 09h57min
hagah lança app para iPhone
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.