Notícias

Comunidade  | 25/04/2011 08h11min

Marli aprendeu que brigar não resolve

Obstinada, Marli já teve desentendimentos com autoridades e comunidade

É difícil não perceber as qualidades de Marli. Ela é engajada, sabe se relacionar com diferentes públicos, tem boas metas e trabalha para realizá-las. Além disso, é senso comum que nunca é fácil liderar. Mesmo sem deixar de lado a qualidade final de seu trabalho - uma unanimidade -, há quem questione alguns métodos de Marli.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Léo Voigt acredita que a maturidade está fazendo com que a líder entenda que brigar não é um bom caminho. Em tempos passados, ela já começou a construir sem autorização e, por pouco, não desestabilizou sua relação com a prefeitura.

- Há pouco tempo, eu disse para ela "não briga, tu é grande, e ele pequeno", e a Marli me ouviu - conta Voigt.

Curta o Nosso Mundo no Facebook

A própria relação dos dois passou por discussões, mas manteve-se estável. Marli também relembra divergências com moradores da Vila Pinto, que acabaram se resolvendo, em grande parte, pela credibilidade do trabalho coordenado por ela.

Pensando na gestão e na melhoria da produtividade do galpão de reciclagem, um grupo de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, realizou um trabalho em 2010 direto com o Centro de Educação Ambiental (CEA). O gerente do projeto, Igor Oliveira, avalia, a partir dessa experiência, que a transparência nos processos e uma contabilidade consistente são os grandes desafios de Marli.

- Isso se agrava porque as principais formas de captação de recursos no Brasil são específicas, o que não permite que as ONGs banquem uma estrutura administrativa fixa - afirma Oliveira.


As lições da líder

- Saber conversar com diferentes tipos de públicos, políticos, empresários ou jovens com problemas de drogas.

- Conhecer seus direitos como cidadã. Por muito tempo, Marli andou com a Constituição Brasileira na bolsa, pois acredita que noções básicas de Direito trazem segurança e, ao mesmo tempo, abrem portas.

- Falar com verdade e sinceridade sobre o trabalho que faz ou está se propondo a fazer, olhando no olho das pessoas.

- Antes de criticar alguém, pensar se você sabe fazer aquilo melhor do que ele. Ajude a fazer o certo, em vez de apenas criticar.

- Fazer bem feito e com vontade sempre, desde as coisas menores até as mais significativas.

- Usar histórias com caráter lúdico para ajudar a resolver problemas cotidianos.

- Antes de começar algo novo, Marli acredita que é preciso se reciclar, se livrando de sentimentos ou atitudes que não acrescentam.

NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.