| 12/04/2011 16h18min
A decisão de consultar um médico seja de maneira preventiva ou mesmo em algum momento de crise pode gerar algumas dúvidas. Qual será a especialidade certa para o meu problema? Será que um reumatologista pode resolver o meu problema? O que faz um otorrino?
Selecionamos algumas áreas para esclarecer bem o que cada ramo da medicina faz. Tire as suas dúvidas com o hagah e cuide bem da sua saúde!
:: Você sabe a quem recorrer quando precisa marcar um exame?
Exemplificando: Se uma pessoa sã ingerir doses tóxicas de certa substância, irá apresentar sintomas como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, for administrada essa mesma substância, preparada homeopaticamente, ao enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia, com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obtêm-se, como resultado, a cura desses sintomas.
A consulta homeopática se caracteriza por abordar uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta de um médico mais tradicional
2) O que é reumatologia?
A palavra Reumatismo tem origem da palavra rheos (fluir) uma vez que, muito tempo atrás, se acreditava que o reumatismo aparecia pelo fluxo de um “humor” vindo do cérebro até as articulações. O nome da doença Gota vem desta maneira de se pensar, que um determinado humor gotejava nas articulações.
O termo reumatismo, embora consagrado, não é um termo adequado para denominar um grande número de diferentes doenças que tem em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, cartilagem, estruturas peri-articulares (localizadas próximas às articulações, tendões, ligamentos, fáscias, etc) e/ou de músculos.
Um exemplo: Quando alguém diz que tem artrite significa apenas que tem inflamação da articulação, que pode ser evidenciado por dor, edema (inchaço) e calor na junta. A artrite é uma manifestação comum à maioria das doenças reumáticas que comprometem as articulações. Portanto, artrite não é um diagnóstico. O paciente deve procurar saber o diagnóstico exato de sua doença e não se satisfazer com o diagnóstico de "reumatismo", "doença reumática" ou de "artrite".
Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam tratamento prolongado, mas a evolução e o prognóstico são muito variáveis, de doença para doença e de paciente para paciente, assim ao contrário do que se diz popularmente não é uma "doença de velho", mas sim pode também acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas.
3) O que é urologia?
É uma especialidade concentrada nas doenças do aparelho urinário masculino e feminino e no aparelho genital masculino. Este ramo envolve atendimento para todas as idades. Nos rins, por exemplo, concentra-se nas doenças de tratamento cirúrgico. É a urologia que trata de problemas como incontinência Urinária ou alguma disfunção erétil, como ereção precoce ou impotência.
4) O que é nefrologia?
Esta especialidade se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Entre as diversas atividades de um médico nefrologista, pode-se destacar prevenção de doenças renais, hipertensão arterial (pressão alta), infecções urinárias, doenças renais crônicas e agudas e a hemodiálise.
5) O que é otorrinolaringologia?
Este nome comprido tem um significado bem simples: otorrinolaringologia (oto = ouvido, rino = nariz, laringo = laringe). Trata de problemas ou distúrbios da face (não apenas de doenças, mas da questão estética) e de tudo o que envolve a cabeça (exeto dentes, cérebro e olhos). Audição, respiração, cordas vocais, garganta e de tudo que estiver relacionado, como o sono e as alergias das vias respiratórias, estão dentre as especialidades deste profissional. Como é bem amplo, o campo do otorrino também pode ser dividido em outras funções como a cirurgia plástica.
6) O que é oncologia?
Este ramo estuda os tumores, que podem ser benignos ou malignos. O termo vem do grego oykos (volume) e a oncologia estuda, previne e combate a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual o tratamento mais adequado. Outro termo aceito é cancerologia.
Por ser muito complexo, a oncologia trabalha com tratamentos multidisciplinares que envolvem não apenas médicos oncologistas, mas cirurgiões, radilogistas, radioterapeutas, patologistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, etc. Este tipo de tratamento é, portanto, bem individualizado e observa como anda cada tup ode caso. Para tratar o câncer, o oncologista pode propor tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia.
7) O que é pediatria?
O pediatra atende crianças e adolescentes. Para prevenir ou curar, o pediatra realiza acompanhamentos de rotina e de crescimento. Este tipo de acompanhamento permite antecipar possíveis problemas ou doenças. É muito comum que o médico do bebê acompanhe a criança durante um bom tempo, até mesmo pelo histórico que este profissional terá sobre o paciente. , facilitando tratamentos e fazendo diagnósticos mais rápidos.
8) O que ginecologia?
O médico ginecologista cuida do tratamento da saúde da mulher, desde a sua infância até a terceira idade. É este profissional que cuida e previne doenças do sistema reprodutor feminino (composto pelo útero, pela vagina, pelos ovários e as tubas uterinas). É função da ginecologia diagnosticar outras doenças, como do aparelho digestivo, coração, osteoporose, etc., o que faz dele praticamente uma espécie de clínico da mulher.
9) O que é endocrinologia?
O ramo da medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas (órgãos que produzem substâncias que auxiliam várias funções do organismo) é a endocrinologia. Quando acontece uma falha na produção destas substâncias (os hormônios), o endócrino entra em ação.
Os hormônios controlam a reprodução, a queima dos alimentos e a eliminação de resíduos, o crescimento e o desenvolvimento, bem como a quantidade de energia e nutrientes que o corpo precisa para funcionar. Portanto, quando acontece uma queda nestes níveis é este profissional que deve ser procurado.
10) O que é nutrologia?
Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no nosso organismo, independente das condições de saúde como de doença. Envolve o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças relacionadas com as deficiências com os nutrientes.
Este profissional tem relação com a oferta adequada de nutrientes ao organismo e visa tratar a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, etc
Compartilhar
Com dados da CRM-Paraná e associações de classes médicas citadas
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.