| 24/03/2011 16h47min
Além das perdas, os alagamentos causados pelas chuvas no litoral do Paraná também podem trazer outras consequências, como as doenças. Uma delas é a hepatite A, uma doença infecciosa que provoca inflamação do fígado e é causada pelo vírus HVA.
>> Você tem dicas para se prevenir da Hepatite A?
Transmitida através de água contaminada com fezes contendo o vírus ou pelo consumo de alimentos contaminados, geralmente também está ligada à falta de saneamento básico e más condições de higiene. “Para não contrair a doença é importante sempre tomar cuidado ao beber água, que deve ser mineral ou fervida, e lavar sempre muito bem os alimentos antes de consumi-los”, afirma o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Porto, do Instituto para Cuidado do Fígado (ICF), de Curitiba.
A hepatite A, muitas vezes, pode não ser diagnosticada ou tratada corretamente por se apresentar como uma virose comum, com sintomas como dor no corpo, fraqueza, dor de cabeça, febre e mal-estar. Em outros casos, um dos sintomas é a coloração amarelada da pele ou das mucosas. Mas a boa notícia é que a doença tem cura e não traz sequelas permanentes. “Na maioria dos casos o organismo desenvolve anticorpos contra o vírus da hepatite A e cura a doença, como em outras doenças virais. Em raros casos pode evoluir para insuficiência hepática aguda, que é uma condição muito grave onde existe risco de morte”, explica Porto.
Caso ocorra contato com ambientes em alagamento e haja desconfiança de possível contaminação, as primeiras medidas a serem tomadas são a hidratação, consulta ao médico para o uso de medicamentos e, em casos mais graves, é necessária observação médica.
Fonte: Rafaela Salomon Comunicação
HAGAH PR
A hepatite A, muitas vezes, pode não ser diagnosticada ou tratada corretamente por se apresentar como uma virose comum
Foto:
Divulgação
/
Prefeitura de Timbé do Sul
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.