| 21/03/2011 17h31min
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2011 - ano-base 2010 vai até o dia 29 de abril. Estão obrigados a declarar todos os contribuintes com rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25, de acordo com informações da Receita Federal publicadas no Diário Oficial da União.
>> Você tem dicas para quem vai fazer sua declaração do IR sozinho?
De acordo com o economista e diretor executivo da Partner Consulting do Brasil, Rui Rocha, tomar cuidado com pequenos detalhes pode ajudar o contribuinte a não cair na malha fina da Receita e evitar certas dores de cabeça no futuro. Afinal, é a primeira vez que a declaração do IR não poderá ser entregue via formulários de papel. "O contribuinte terá de enviá-la via internet, utilizando o programa disponível no site da Receita Federal ou por meio de um disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal", explica Rocha.
Dicas do especialista
A preparação da declaração do Imposto de Renda é uma tarefa que exige tempo e concentração. Se você faz parte dos contribuintes que precisam entregá-la, é bom começar a juntar todos os documentos e informações (como saldos de conta corrente, poupança, fundos, previdência, comprovantes de renda) e recibos necessários ao preenchimento da declaração.
Se sua intenção for declarar pelo formulário completo e deduzir despesas médicas e com educação, ou até mesmo dependentes, além dos extratos de rendimentos, você precisa arquivar todos os recibos de despesas. Se tiver restituição, cadastre uma conta que você utiliza com frequência. “Mas cuidado para não se esquecer, fechando esta conta no decorrer do ano - isto dificultará o recebimento do seu crédito”, alerta o especialista.
Para quem irá preencher a declaração sem ajuda profissional, é importante que faça o download do programa e aproveite para navegar em todos os campos com calma e controle se suas contas estão corretas. “Antes de fazer a entrega da declaração, recomendo imprimir uma versão para rever uma última vez todos os dados. Se você for contratar um contador para preenchimento, é importante que tenha toda a documentação necessária para que este prepare sua declaração sem pressa. Não deixe para a última hora, pois esta é a época mais atarefada destes profissionais e, se você não entregar a documentação a tempo, ou entregá-la de forma incorreta, haverá maiores possibilidades de ocorrerem erros na declaração”, orienta Rui Rocha.
Fonte: Ana Beatriz Tortelli
Tomar cuidado com pequenos detalhes pode ajudar o contribuinte a não cair na malha fina da Receita e evitar certas dores de cabeça no futuro
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.