| 04/03/2011 16h09min
Malhação na academia, aquele futebol no sábado e quem sabe uma corridinha no parque no domingo pela manhã: você apela para quase tudo a fim de se manter em forma! Mas sabe que além dessas tradicionais modalidades, um modelo que vem ganhando destaque são os jogos eletrônicos e danças diferenciadas. A tecnologia chegou para ficar e trabalha com os exercícios físicos de uma forma atrativa.
“A tecnologia alia a atividade física à diversão, então creio que tudo seja válido. É uma tendência que espero que atraia a geração Y, esse público jovem que fica cada vez mais envolvido com computador e com jogos online, por exemplo”, observa Fabiano Cristopoliski, mestre em biomecânica, personal trainer e gerente da Cia Athletica de Curitiba. Ele também lembrou das máquinas de dança existentes em vários shoppings. “Elas oferecem diversão e atraem os mais jovens”, complementa.
>> Academias em Curitiba
Foto: Daniel Tinelli, Divulgação hagah
No entanto, há ressaltas. O professor de Body Jam da Cia. Igor Andrade não acredita que isso substitua as tradicionais modalidades. “Existem vários tipos de jogos, porém os mais populares - de modalidades esportivas e vivências corporais - dificilmente vão estimular o sistema cardiorrespiratório como as modalidades tradicionais aeróbicas”, explica Igor. Para ele, os jogos podem, em pessoas sedentárias, realizar estímulos satisfatórios, mas com o passar o tempo e o ganho de uma mínima condição física, o praticante acaba precisando de estímulos mais intensos como musculação ou aulas de ginástica.
>> Personal trainer em Curitiba
Especialistas afirmam que é difícil mensurar o gasto calórico pois há vários fatores que interferem. No entanto, é certo que dependendo do jogo e da intensidade dos movimentos, o gasto pode ser maior. “Pensando em uma hora de atividade, se for um jogo de tênis no Wii, por exemplo, a pessoa pode queimar até 500 calorias”, ressalta Fabiano.
Foto: Divulgação
Vale lembrar que os jogos existentes hoje no mercado não servem apenas para diversão. Os fabricantes já os produzem pensando em melhorar, também, o desenvolvimento e a coordenação motora dos jogadores, tanto para os mais jovens quanto para os idosos. “Acredito ser um perfil bem eclético, de crianças a adultos, sedentários e também praticantes assíduos de atividades físicas. Tenho alunos que jogam e eu mesmo gosto muito dos jogos de dança do X Box”, acrescenta Igor.
Em Curitiba, ainda não há nenhuma academia com essas opções de atividade, mas segundo Fabiano, tudo é uma questão de tempo. “A tecnologia está chegando e ela também vai servir para o benefício do corpo. Aqui na Cia. estamos desenvolvendo um sistema informatizado que integra nutrição e avaliação física. É um trunfo o mercado querer aliar a atividade física à diversão. Só tende a ganhar”, finaliza.
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.