Notícias

Transportes  | 03/03/2011 14h32min

Placas afixadas em avenida da Capital pedem espaço para ciclistas

Segundo EPTC, placa desrespeita Código de Trânsito e deverá ser retirada

Atualizada às 22h08min

Na manhã desta quinta-feira, placas semelhantes às de trânsito foram afixadas nos postes da Avenida Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus. Os avisos pedem mais espaço aos ciclistas nas pistas.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou no início da tarde que irá retirar as placas e, em nota, escreveu que "a causa pela paz no trânsito é o trabalho diário da EPTC nas ruas da cidade. A missão dos agentes sobre a questão da sinalização, o que pode e o que não pode, a EPTC apenas cumpre a lei". A empresa não soube dizer quantas placas são irregulares e serão retiradas.

Integrantes do movimento Massa Crítica, cujos integrantes foram vítimas de um atropelamento coletivo, em Porto Alegre, no último dia 25, afirmaram que a manifestação pode ser ou não da autoria deles.

— Todo tipo de manifestação a favor dos ciclistas cabe no movimento. Na minha concepção pessoal, a partir do momento que a pessoa faz algo assim, faz parte do Massa Crítica — disse o integrante Cadu Carvalho.

Em infográfico, veja como ocorreu o atropelamento:



VÍDEO: o momento do atropelamento




Entenda o caso:

Na sexta-feira, 25 de fevereiro, pouco depois das 19h, pelo menos 15 ciclistas foram atingidos por um Golf, na Rua José do Patrocínio, na área central de Porto Alegre. Oito deles foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro e liberados algumas horas depois. O motorista fugiu do local. O carro foi encontrado na madrugada de sábado, abandonado em um bairro da zona leste da Capital.

O motorista foi identificado pela polícia como Ricardo Neis, 47 anos, funcionário do Banco Central. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, Neis se apresentou à Polícia Civil e alegou legítima defesa dele e do seu filho de 15 anos.

Segundo o titular da Delegacia de Crimes de Trânsito, Gilberto Montenegro, o motorista será indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificado. Na terça, 1º de março, a Justiça decretou a prisão preventiva de Neis, que foi detido pela Polícia Civil em um hospital da zona sul de Porto Alegre na manhã de quarta-feira.



Veja no mapa o local do atropelamento:


Exibir mapa ampliado

ZERO HORA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.