Notícias

 | 16/02/2011 17h42min

Exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a mente

A atividade física estimula a produção de novas células cerebrais, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da produção de hormônios que reduzem o estresse

Diversos estudos realizados por renomados cientistas, pesquisadores e professores espalhados pelo mundo apontam que os exercícios físicos fazem muito mais do que perder calorias e esculpir os músculos, eles também ajudam a manter o cérebro saudável. “Não é preciso ser um atleta para ter acesso aos benefícios que a atividade física pode proporcionar. Praticar exercícios pelo menos três vezes na semana já é o suficiente para ter mais saúde”, aponta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

 Onde você pratica exercícios físicos? Conte para a gente como é!

De acordo com cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, fazer ginástica regularmente é fundamental para que na terceira idade o cérebro esteja a todo vapor. Eles evitam os temidos problemas de raciocínio, memória e de compreensão - todos ligados as funções cognitivas do organismo - comuns nesta fase. “Não existe idade ideal para começar a se mexer, o que se sabe mesmo é que quanto antes começar melhor, pois depois que os problemas começarem a aparecer pode ser tarde demais”, alerta.

Outro estudo, desta vez realizado pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Cambridge na Inglaterra, concluiu que os lóbulos temporais – responsáveis pela memória e pela inteligência – são beneficiados pelos exercícios físicos. A atividade física estimula a produção de novas células cerebrais, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da produção de hormônios que reduzem o estresse. “O ideal é fazer no mínimo uma hora de treino, fazendo musculação e os exercícios aeróbicos como caminhada e corrida”, aponta.

» Academias em Curitiba e RMC!

Já a pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, comprovou que o bem estar provocado pela endorfina – um neurotransmissor utilizado pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso e que é liberado durante os exercícios – pode durar até 12 horas após as atividades. “É por causa da endorfina que as pessoas ativas têm mais disposição e bom humor durante o decorrer do dia”, ressalta Xande.

O personal ainda observa que é importante – antes de sair correndo por aí – buscar a orientação de um profissional qualificado, que possa elaborar um programa adequado de exercícios. “Cada pessoa tem características únicas e necessidades diferentes, por isso é fundamental um programa personalizado, que se adapte ao condicionamento físico atual e que ajude o aluno a progredir lentamente, para que os resultados permaneçam”, acrescenta o personal.

(Fonte: Toda Comunicação)


Compartilhar

HAGAH PR
Ricardo Wolffenbüttel / 

Fazer ginástica regularmente é fundamental para que na terceira idade o cérebro esteja a todo vapor
Foto:  Ricardo Wolffenbüttel


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/02/2011 16h19min
Abdominoplastia renova abdômen e acaba com a flacidez da região
02/02/2011 09h30min
Herpes: sintomas, tratamento e prevenção
20/01/2011 16h25min
Dicas para quem quer correr uma maratona
07/01/2011 10h59min
Qual é a validade dos objetos que você tem em casa?
06/01/2011 15h17min
Top 10 das atividades que mais queimam gordura
03/01/2011 11h28min
Consumo de aveia ajuda no controle do colesterol e do peso
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.