Notícias

Cidades  | 07/02/2011 08h10min

Estudo compara emissões de cidades

Pesquisa detalhou as emissões de gases do efeito estufa per capita em cem cidades de 33 países

Para encontrar possibilidades de redução das emissões de gases do efeito estufa, um grupo de cientistas decidiu analisar as emissões de cem cidades em 33 países diferentes. O estudo Cities and Greenhouse Gas Emissions: Moving Forward (Cidades e Emissões de Gases do Efeito Estufa: Avançando, em tradução livre) foi publicado em janeiro e inclui quatro brasileiras: Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma das justificativas para a iniciativa está no fato de que cerca de 80% das emissões de gases causadores do efeito estufa são relacionadas com a atividade das cidades. Ainda assim, Daniel Hoornweg, especialista do Banco Mundial e um dos autores da pesquisa, afirma que não é possível determinar um país ou região como grande vilão do planeta:

- Há muitas variáveis que precisam ser consideradas. O clima e a disponibilidade de fontes de energia, como a hidrelétrica, são algumas delas.

O exemplo da cidade de Denver, nos EUA, onde dois bairros com acesso diferente ao transporte público de qualidade levaram a dados extremos de emissão, reforça a importância do investimento em transporte de qualidade e baixa emissão.

Quando o assunto é o Brasil, Hoornweg é otimista. Para ele, as emissões do país podem ser consideradas baixas em relação a outras nações. Além do clima e da extensa possibilidade de acesso a fontes de energia, o pesquisador americano também destacou o investimento nacional em etanol como um exemplo quando o tema é a redução de emissões.

Observações da pesquisa

> As emissões per capita em Denver, nos Estados Unidos, são o dobro das emissões de quem vive em Nova York.

> Um bairro com alta densidade populacional, mas com alta qualidade de transporte público em Toronto, no Canadá, registra um percentual de 1,3 toneladas enquanto em um bairro afastado da mesma cidade o número sobe para 13.

> As emissões per capita em Londres são menores do que na Cidade do Cabo, na África do Sul.

> Em várias cidades europeias o número para as emissões é menos da metade do de muitas cidades na América do Norte.

ZERO HORA
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.