Cidades | 07/02/2011 08h10min
Para encontrar possibilidades de redução das emissões de gases do efeito estufa, um grupo de cientistas decidiu analisar as emissões de cem cidades em 33 países diferentes. O estudo Cities and Greenhouse Gas Emissions: Moving Forward (Cidades e Emissões de Gases do Efeito Estufa: Avançando, em tradução livre) foi publicado em janeiro e inclui quatro brasileiras: Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Uma das justificativas para a iniciativa está no fato de que cerca de 80% das emissões de gases causadores do efeito estufa são relacionadas com a atividade das cidades. Ainda assim, Daniel Hoornweg, especialista do Banco Mundial e um dos autores da pesquisa, afirma que não é possível determinar um país ou região como grande vilão do planeta:
- Há muitas variáveis que precisam ser consideradas. O clima e a disponibilidade de fontes de energia, como a hidrelétrica, são algumas delas.
O exemplo da cidade de Denver, nos EUA, onde dois bairros com acesso diferente ao transporte público de qualidade levaram a dados extremos de emissão, reforça a importância do investimento em transporte de qualidade e baixa emissão.
Quando o assunto é o Brasil, Hoornweg é otimista. Para ele, as emissões do país podem ser consideradas baixas em relação a outras nações. Além do clima e da extensa possibilidade de acesso a fontes de energia, o pesquisador americano também destacou o investimento nacional em etanol como um exemplo quando o tema é a redução de emissões.
Observações da pesquisa
> As emissões per capita em Denver, nos Estados Unidos, são o dobro das emissões de quem vive em Nova York.
> Um bairro com alta densidade populacional, mas com alta qualidade de transporte público em Toronto, no Canadá, registra um percentual de 1,3 toneladas enquanto em um bairro afastado da mesma cidade o número sobe para 13.
> As emissões per capita em Londres são menores do que na Cidade do Cabo, na África do Sul.
> Em várias cidades europeias o número para as emissões é menos da metade do de muitas cidades na América do Norte.
ZERO HORAGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.