| 11/01/2011 10h15min
Frio ou quente. A escolha do tom das paredes do ambiente é sua – ambas as possibilidades e estilos são tentadores neste 2011. Estado de espírito, atitude e moda do momento convergem para a definição da cor do ano, desta vez um viçoso amarelo com toque de limão. São modernos aqueles tons portadores de alegria, claridade e frescor, com pouco espaço para a melancolia. Tonalidades profundas surgem em propostas de combinações com versões claras ou vivas.
>>Toque de limão é a cor de 2011
Naturalmente essas conclusões dizem respeito a um estudo específico e amplo. O Centro de Estética da Akzo Nobel promove a reunião de um grupo internacional de profissionais de criação especializados nas áreas de cor, design, arquitetura e moda, encarregados de identificar e apontar as tendências internacionais todos os anos. Desta vez, o resultado, publicado em um catálogo de cores de tintas, provém de criativos do Sudeste da Ásia, da Índia, dos Estados Unidos, do Canadá, da América do Sul, da África do Sul e de países da Europa.
>>Materiais de construção em Curitiba
Gente como a gente
Humanização serve como a palavra adequada para amalgamar os elementos levantados na apreciação da pesquisa. Trocar um cafezinho em pé, servido em segundos, por um chá degustado com prazer e aconchego pode ser um exemplo para aprofundar as origens da novas propostas dos meios-tons. Finalmente, valorizar o que é nosso dentro de uma realidade descontraída seria quase um mantra da cartela de cores definida pelos criativos e organizada em vertentes.
Os cinco conjuntos de tendências fecham a ideia geral: A beleza do cotidiano, Buscando o caminho, Alegria instantânea, Feito com amor e Magia molecular. Dentro desses grupos estão vermelhos, laranjas, amarelos, neutros, verdes, azuis, violetas e frios.
>>Precisando pintar a casa?Encontre aqui quem irá ajudar
Devaneios produtivos à parte, as cores de 2011 me parecem fáceis de combinar, em dégradés ou entre tons contrastantes, conforme a ousadia da proposta. Arquitetura e decoração unem-se pelas pinceladas de tinta nas paredes, combinadas a móveis e acessórios.
Cinza, amarelo e preto é uma composição que não tem erro, ainda mais com o aval do tom toque de limão – o eleito como a cor do ano para 2011.
Da magia molecular emana uma literal beleza interior que traz azuis, verdes e violetas, mais amarelo, cinza, gelo e berinjela em propostas futuristas.
Vermelhos sempre estão presentes, como neste tom feminino, que evoca o tom das rosas. Carinho e contentamento estão entre as sensações que emanam deste matiz.
Alegria instantânea, o nome deste grupo de cores do ambiente acima parece ser uma promessa. Uma das possibilidades de combinações que transforma um ambiente único é esta da cartela de tons juvenis e graciosos.
Discrição desejável
Na área íntima da casa, os tons frios ou introvertidos são as escolhas recorrentes na pintura.
Da nova cartela de cores para 2011, neutros ou nem tanto, são aliados entre si ou companheiros dos eternos brancos – na versão alva ou com pitadas de cor.
Dentro do grupo batizado de Feito com amor, meios-tons têm variações tão interessantes quanto as da turma dos frios. No ambiente, as cores, tanto da parede quanto da colcha, fazem parte da mesma seleção extraída da paleta geral.
Alegria nas tintas
Desta paleta geral de cores emana otimismo para receber o novo ano. E muitas possibilidades de escolha de matizes diversos ou de meios-tons.
>>Cores em quarto infantil
Observe a riqueza de tonalidades das mesmas cores – isso facilita a criação de dégradés misturados com áreas brancas, como a proposta da região da casa mostrada na foto acima, à esquerda. A organização das cores por grupos propostos nas tendências propicia mais chances de acertar nas combinações.
Compartilhar ELEONE PRESTES - CASA&CIA - Zero HoraGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.