| 22/12/2010 10h09min
Sistema alemão à base de material termoplástico permite a forma e a função pretendidas para a proposta contemporânea. Telhado e madeiramento são vistos também do interior. E pedra e madeira aquecem a proposta de linhas limpas, com terraço a conectar dentro e fora, piscina e rio.
– É um projeto de arquitetura moderna, muito leve visualmente, meio suspensa, integrada com a paisagem – resume a arquiteta Marcia Kamei, da equipe de Armentano.
Chegou a um ano e quatro meses a construção desta moradia. São 434 metros quadrados de área, diz Marcia, e chega a 750 metros quadrados totais construídos, arremata Ana Cristina de Souza Gomes, a arquiteta que acompanhou a execução da obra, com fachada de cimento pintado no tom do concreto. Em contraponto, a textura da madeira e a leveza do vidro. Agrega interesse a beleza do paisagismo.
Capins-dos-pampas balançam ao vento nas margens do Delta do Rio Jacuí junto a lavandas e gardênias no primeiro verão deste mix contemporâneo de estruturas e espécies, criado para garantir floração o ano todo.
Encontre também:
>>Design em Curitiba
>>Decoração em Curitiba
>>Construção e Reforma em Curitiba
– Não faço cenário, nada para ficar pronto de imediato – diz o paisagista Roberto Riscala, ao explicar que o jardim implantado em março precisa completar o ciclo de quatro estações para chegar ao ponto ideal.
Caprichoso, Riscala fez imersão por um dia na obra, para apurar a sua criação conforme as proporções da edificação.
– Este projeto é o que tem de mais moderno em paisagismo, tanto em materiais quanto no design contemporâneo e nas plantas – arremata Riscala, que buscou a estética do pampa, com plantas grandes, mas com resultado limpo. Talvez, sem saber, se inspirou nos capões, companheiros das coxilhas.
A partir da garagem dos barcos emergiu a casa nova, com projeto de João Armentano Arquitetura. Já a proposta de paisagismo adotou as árvores preexistentes. Para valorizar as espécies da fachada, uma "ilha" passou a acomodar as palmeiras. O acesso à residência tem a condução de uma escada em passeio sinuoso e detalhes de porta-flores no jardim perene.
>>O que seria ideal para sua casa?
Nos fundos voltados para o rio, o projeto adaptou e incorporou a floreira estilo anos 1960 da piscina renovada. A estrutura debruçada em níveis sobre a água dialoga com os volumes da arquitetura suspensa e com áreas transparentes, abaixo do telhado curvo.
Um pergolado de linhas essenciais foi criado junto à piscina atualizada, remanescente da antiga casa.
Jogo de volumes e linhas fica evidente na vista lateral .
Rio e piscina são determinantes no diálogo entre os elementos da natureza no projeto de paisagismo de Roberto Riscala. O avarandado que vira um mirante foi projetado suspenso por cabos de aço.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.