| 17/11/2010 10h39min
Você pode não saber, mas a aranha marrom é um aracnídeo que vem se proliferando em Curitiba. A mudança de clima e os hábitos curitibanos são alguns dos fatores que agem para a proliferação da espécie na cidade. “Há uns 20 anos, os invernos eram mais rigorosos, e ajudavam a controlar a população de aranhas por causa das baixas temperaturas. Como hoje em dia não há mais invernos com longos períodos de frio, nem temperaturas tão baixas, as aranhas podem ter se adaptado e foram adquirindo uma espécie de resistência a pequenos períodos de frio”, conta o biólogo da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Marcelo Luiz Vettorello.
:: Empresas que fazem dedetização em Curitiba e região
Os dados preliminares de 2010 contabilizaram 1025 casos da aranha marrom (até o final de outubro), com 625 casos leves (só sintomáticos) e moderados (107) e graves (8), que necessitam de um acompanhamento médico mais de perto. Nos últimos dez anos, 2001 foi o ano de maior índice de acidentes com a espécie Loxosceles intermédia. Os últimos dois óbitos aconteceram em 1995.
O estilo de arquitetura (casas de madeira, com sótão, com porão, por exemplo) e o hábito de guardar tudo em caixas acabam se tornando esconderijos para as aranhas. “Outra coisa importante de ressaltar é a mudança no ambiente: como nos últimos 20 anos a Região Metropolitana e a própria Curitiba tiveram um rápido crescimento habitacional, as aranhas (e os outros animais) sofreram uma mudança muito grande com relação ao meio em que viviam, tendo que se adaptar a outros locais, e obviamente, tiveram êxito na adaptação intradomiciliar”, lembra o biólogo.
Foto: Divulgação
Em casa, se você tiver a não tão agradável presença dessa aranha perto de você, o que fazer? Segundo o Dr. Marlon Streicher, do Centro de Controle de Envenenamentos de Curitiba, o importante é não tentar tomar aquelas medidas caseiras. “A pessoa que foi picada deve procurar orientação médica. Nada de se automedicar”.
As aranhas são mais ativas nos meses mais quentes do ano. Portanto, se você vai para a praia num final de semana ou já está programando o Natal e a virada do ano por lá, é bom ficar atento e dedetizar o local. Além disso, muito cuidado com as roupas que vai vestir. “Para evitar acidentes, cuide com as roupas guardadas e verifique se não há nenhum animal no interior dela. A roupa de cama também merece atenção especial”.
Ainda não há veneno que seja aprovado para eliminar as aranhas. O doutor Marlon lembra, ainda, que as medidas indicadas para controle são apenas ambientais. “Remover teias atrás dos móveis, manter o ambiente da casa bem ventilado, tentar vedar frestas que possam servir de abrigo aos animais são itens importantes para o controle da aranha marrom”, finaliza.
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.