| 18/08/2010 16h48min
O esgoto é mais do que uma questão de construção, mas de saúde e segurança sanitária. Mas qual é a importância deste sistema? O que pode e o que não pode ser feito com essa tubulação?
É isso que veremos agora!
>>Você já teve problemas com esgoto na sua residência?
Responsabilidade
A Sanepar é a responsável por planejar, construir e operar sistemas de água e esgoto do Paraná. Toda e qualquer operação, manutenção, modificação, ligação e interligação da rede é dela e cabe ao usuário a identificação e o conserto de possíveis problemas no interior do imóvel, já que são instalações de uso particular.
Composição da ligação
DTI - (Dispositivo Tubular de Inspeção)
Identifica a ligação de esgoto ou T de interligação do imóvel com a rede coletora da Sanepar. E não deve ser lacrado, pois é utilizado para manutenção da rede de esgoto. Algumas ligações poderão não conter o DTI. De acordo com as características de consumo, o padrão construtivo do imóvel e/ ou projeto hidráulico/sanitário está representado na imagem acima.
As instalações internas (encanamentos), após a interligação com a rede, são de responsabilidade do usuário. O uso correto e a adequada interligação do imóvel à rede coletora de esgoto é de responsabilidade do usuário, sendo proibidas algumas práticas comuns que são prejudiciais ao bom funcionamento das redes e do processo de tratamento.
>>Encontre no hagah engenheiros hidráulicos!
Proibições
É proibido ligar água de chuva na rede pública de esgotamento sanitário, ou, ainda, o despejo de esgoto sanitário ou industrial em galerias de águas pluviais.
Também não é permitido mexer, rebaixar, lacrar ou encobrir com calçamento o ponto de interligação ou DTI, bem como lançar materiais sólidos (lixo) à rede coletora - atitude essa que aumenta o risco de refluxo (retorno do esgoto da rede para o imóvel) e da poluição ambiental. Não jogue lixo no vaso sanitário, limpe periodicamente a caixa de gordura e faça corretamente a ligação para a água de chuva.
>>É obrigatória a utilização da caixa de gordura. Leia mais sobre o assunto clicando aqui!
Sobre a rede de esgoto
Normalmente é de manilha de barro ou de PVC, com diâmetro médio de 100 a 400 mm, e é destinada exclusivamente à coleta e transporte do esgoto do imóvel até a estação de tratamento.
A galeria pluvial (de chuva) é de responsabilide das Prefeituras e é geralmente feita com tubulação de concreto, com mais de meio metro de diâmetro. Serve exclusivamente para coletar a água da chuva através das bocas-de-lobo e escoá-la até os rios. Caso não haja galeria em sua rua, a água da chuva deve escoar pela calçada até o meio-fio.
O escoamento da água pluvial não deve ser interligado à rede de esgoto.
O que pode ser lançado na rede de esgoto
Considerando o ciclo natural e os sistemas de tratamento, toda a água utilizada passa a ser esgoto.
- Água de banho e descarga;
- Água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque, área de serviço ou churrasqueira;
- Ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço ou churrasqueira;
- Água de máquinas de lavar louças e roupas;
- Água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.
O que não pode ser lançado na rede de esgoto
A rede não foi projetada para levar alguns elementos tais como:
- Lixo;
- Água de chuva
- Restos de comida
- Plásticos;
- Fraldas, absorventes e preservativos;
- Cigarros;
- Papéis e panos.
Em suma, qualquer objeto que possa entupir o encanamento.
>>Encanadores em Curitiba e RMC
Imagens: Sanepar e Sxc
Dados: Sanepar
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.