| 22/07/2010 14h14min
Sem dúvida passamos muitas horas do dia no trabalho. Por isso mesmo, levamos um pouco da nossa personalidade e da nossa casa para lá.
O que você leva para o seu trabalho que remete ao seu lar?
>Veja aqui mais móveis para escritório
>Veja aqui mais artigos para decoração
>Veja aqui mais materiais para escritório
É isso o que afirma a consultora em usabilidade Adriana Betiol, que ainda destaca que a nova tendência é valorizar o aspecto emocional no trabalho. “O aspecto emocional tem impacto no cognitivo. Aquele objeto pessoal, uma foto, uma lembrancinha, causa uma reação positiva capaz de afetar a memória e o raciocínio. Trabalhar em uma mesa e cadeira de qualidade também ajuda muito, já que transmite a ideia de que o funcionário é valorizado”.
O designer Dari Beck, gerente do Estúdio Flexiv de Desing, reforça este conceito e aposta em uma humanização do móvel: “o posto de trabalho é algo mutável. Quando trocam um funcionário de lugar, ele imprime ali a sua personalidade e dá outras funções para um móvel ou um acessório que já estava lá”.
Lembranças de casa
A tendência de valorizar a personalização veio para ficar e, no escritório, impacta diretamente na produtividade. Adriana Betiol ainda explica que existem três aspectos fundamentais a serem considerados no espaço de trabalho: funcionalidade, usabilidade e o aspecto emocional. Quando os três estão alinhados, o funcionário consegue produzir mais e melhor.
Marcio Nantes, que trabalha na área de criação da agência digital Redirect, concorda com o impacto positivo da personalização. Sua mesa conta com bonequinhos de desenho animado e foto da família. Como bom ilustrador, é fã de desenhos animados, quadrinhos e personagens. “Para mim, é super importante poder ter por perto, no meu local de trabalho, elementos que me trazem descontração e diversão e ainda me ajudam a imprimir no meu espaço de trabalho a identidade de quem sou. Do mesmo modo, a foto da família faz da minha mesa uma pequena extensão da minha casa, deixa o meu espaço mais pessoal e ainda serve como um motivador”, explica o ilustrador.
Personalizar na medida
Claro que a personalização do espaço de trabalho deve ser feita com bom senso. “Também não é para levar a casa inteira para o trabalho, mas sim trazer elementos que conduzam a uma sensação boa, agradável”, explica Adriana. No caso dos móveis da Flexiv, é bem comum ver itens como o suporte de monitor se transformar em mini altar, ou ainda o suporte para folha A4 se transformar em uma pequena estante.
“Nós acabamos criando soluções a partir da interpretação do uso”, comenta Dari, “quando vamos até o cliente e presenciamos isso, podemos continuar a desenvolver um produto ou até criar outro. Funciona como uma espécie de co-criação, onde o cliente nos ajuda a desenvolver algo novo”.
Informações e imagens da Flexiv
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.