| 13/05/2010 11h30min
A cerveja é a bebida oficial do happy hour, adorada por tantos brasileiros. Mas, mesmo sendo tão popular, às vezes surgem aquelas dúvidas: Cerveja dá barriga? Cerveja de garrafa é mais gostosa? Cerveja faz mal à saúde?
Ficou curioso? Veja as respostas a algumas indagações comuns:
>> Conhece algum outro mito sobre a cerveja? Comente!
Verdades
- Quanto mais nova, mais gostosa. A cerveja não pede envelhecimento e deve ser consumida logo que for produzida.
- Ao contrário do vinho, a garrafa de cerveja deve ser armazenada de pé.
- Tomar cerveja sem colarinho é uma heresia: ela deve ser servida com espuma de dois a três dedos. A espuma faz parte da composição da bebida e contribui para preservar melhor o aroma e o sabor da cerveja ao beber. Além disso, espuma realça a beleza e o prazer de apreciar cerveja no copo.
- Resíduos de gordura no copo são fatais para a bebida. Eles acabam com o colarinho e, como consequência, liberam o gás carbônico, deixando a cerveja com gosto descaracterizado.
- Diversos estudos publicados em importantes jornais de medicina, comprovam que o consumo moderado de cerveja pode trazer uma série de benefícios à saúde. A bebida é rica em vitaminas do complexo B e antioxidantes, que protegem de doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose.
Mitos
- Cerveja não engorda. É comum, na mesa de um bar, ouvir que a bebida “dá barriga”. Contudo, não existe uma relação direta do líquido com o aumento da gordura corporal. Uma lata de cerveja tem, em média, 140 calorias, menos que um suco de laranja, por exemplo.
- Cerveja de garrafa é mais gostosa que a de lata (ou o inverso). A cerveja é a mesma, não importa o recipiente. O que pode influenciar o aroma e sabor é o modo como você resfria ou conserva a bebida. A exposição ao sol e calor, assim como o congelamento, são grandes inimigos da boa cerveja.
- O freezer é o melhor lugar para deixar sua loira “gelada”. A melhor maneira de gelar a cerveja é colocá-la na geladeira. O freezer pode ser usado apenas nos últimos minutos antes de beber. Também não é recomendável degelar a cerveja e depois voltar a resfriá-la. A bebida pode ficar “choca” e com gosto alterado.
- O chope tem menor teor alcoólico que a cerveja. Ambos têm exatamente o mesmo teor alcoólico. A diferença é que a cerveja passa por pasteurização, um tratamento térmico que garante maior prazo de validade ao produto. O chope, por sua vez, não passa pelo mesmo processo. Por esse motivo, ele tem um prazo de validade menor.
- Cerveja preta aumenta o leite materno. Este costume popular não é verdadeiro e o consumo de bebidas alcoólicas por lactantes não é recomendado por médicos. Na realidade, cervejas do tipo Stout, como Caracu, são boa fonte de energia porque não são filtradas.
Ficou com vontade de tomar uma cervejinha? Veja bares em Curitiba!
(Fonte: www.ambev.com.br)
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.