Notícias

 | 27/04/2010 09h20min

Caixa de esgoto

Não deixe que o mal cheiro estrague a tranquilidade da sua casa

Ao preparar um projeto ou começar a construir uma residência, as caixas de gordura  não podem faltar. São elas que impedem que a gordura retorne e provoque os famosos entupimentos que causam tanto transtorno. O melhor é não errar no começo e para isso preparamos um tutorial sobre a caixa de gordura.

Comente sobre o assunto aqui!

Observe sempre a capacidade de acumulação de gordura do dispositivo, bem como a capacidade de permitir a flutuação do material. Este escoamento é fundamental parar o bom funcionamento de todo o sistema.

A entrada e saída do material deve ser projetada para permitir que nada fique parado. A distância entre estes dispositivos (entrada e saída) deve ser boa o suficiente para reter a gordura e evitar que esse material seja arrastado diretamente.

A vedação deve ser adequada para evitar que insetos e roedores se acumulem no local, da mesma maneira que a limpeza e a manutenção ajudam que estes pequenos seres inconvenientes cheguem perto. Uma vez por semana é o recomendado.

Os resíduos devem ser ensacados e jogados no lixo, nunca novamente na rede de esgoto. Essa parte é muito importante já que a instalação de todo o sistema de esgoto (que envolve a caixa de gordura) é de responsabilidade do proprietário.

Confira os profissionais que podem cuidar de todo o projeto!

Possíveis vazamentos devem ser reparados imediatamente para evitar proliferação de seres que possam infestar o local e demais localidades ao redor, como outras residências, apartamentos no caso de prédios, estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes.

Este tipo de vazamento pode se transformar em problemas de saúde pública. Limpeza da caixa. Dentre os problemas que uma caixa de gordura mal cuidada pode apresentar estão transbordamentos pela tampa principal, entupimento nas canalizações e escoamento lento da água pelo ralo da pia, além do mau cheiro.

Uma boa opção é utilizar bactérias biológicas para digerir os elementos que ficam entupindo a passagem, já que elas agem degradando toda a gordura e não danificam a estrutura. Estas bactérias podem ser jogadas diretamente pelo ralo da pia, por exemplo, o que deixa o processo mais prático.

O problema é que ao se resfriar a gordura fica sólida formando blocos. Para facilitar a limpeza, use caixas de gordura sem vazamentos e com tampas removíveis e de acesso fácil, com ventilação e vedação corretas.

Dê preferência sempre aos modelos que cumpram as exigências da norma NBR 8160 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Flávio Neves / 

Não deixe que a gordura entupa tudo!
Foto:  Flávio Neves


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

22/04/2010 16h43min
Sete dicas para renovar e organizar seu banheiro
22/04/2010 14h44min
Decoração para casa na praia
22/04/2010 11h46min
Monte uma horta caseira
12/04/2010 10h23min
Dicas para o chuveiro elétrico
01/04/2010 10h23min
Manutenção de ar condicionado
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.