Itapema FM | 21/07/2016 07h01min
Confira todas as notícias sobre o Festival
|
A Mostra Competitiva do 34º Festival de Dança de Joinville proporciona situações que são raras e até inéditas mesmo para quem vive desta arte. Uma delas é colocar jovens bailarinos em frente a uma plateia de 4 mil pessoas vindas de todos os lugares do País. A outra é fazer de estudantes campeões: é o caso de um dos grupos que se apresentam hoje, na primeira noite de competições, quando 34 alunos de escolas municipais de Joinville dançam entre os concorrentes de danças populares, na categoria conjunto júnior. Eles fazem parte do Programa Dançando da Escola e representam a Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos que, sob a tutela da coreógrafa Elisiane Wiggers, já colecionam seis troféus de primeiro lugar no gênero.
Confira a programação completa do 34º Festival de Dança de Joinville
Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br
Neste ano, o grupo sobe ao palco com a coreografia Urrou — É a Festa do Boi. Para montá-la, Elisiane viajou para o Maranhão em outubro do ano passado, para pesquisar a festa do Bumba meu Boi e conhecer os passos de dança, os figurinos e o cenário desta manifestação do folclore brasileiro, presente principalmente no Norte e no Nordeste do Brasil. Ao retornar, começou a ensinar aos alunos não só os passos deste ritmo, mas também um aprofundamento sobre a brincadeira do Bumba meu Boi.
— Eles precisam saber da história, o que cada personagem representa, e muitas vezes aprendem de forma didática. Só assim podem dançá-la com verdade — afirma a coreógrafa.
Outros dois grupos joinvilenses também estarão na Mostra Competitiva de danças populares desta quinta: o Grupo de Dança Fernando Lima AZ Arte, com a coreografia Laróyè Exu Mojubá, que concorre com duas companhias pelo solo masculino sênior de danças populares, e a premiada Companhia de Dança Liliana Vieira, que apresenta Danza de Tradición, em conjunto júnior.
A dança renasce em Joinville e a cidade se consolida no cenário de formação de bailarinos
A noite ainda terá coreografias de neoclássico, com solo masculino e feminino sênior, conjunto e duo júnior. A bailarina Meyriane Gonçalves, 22 anos, é uma das concorrentes no solo de neoclássico sênior. Formada pela Escola do Teatro Bolshoi, ela vem representando o Grupo da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, de Natal, com a coreografia Sedução, criada por Samy Passos.
— Meyriane já a dançava antes de ir estudar no Bolshoi e, com ela, ganhou o Prêmio Passo d’Arte Internacional — conta a diretora da companhia, Solange Gameiro.
O QUÊ: 1ª noite de Mostra Competitiva.
QUANDO: hoje, às 19h.
ONDE: Centreventos Cau Hansen.
QUANTO: ingressos à venda no site oficial (festivaldedanca.com.br) e na bilheteria, todos os dias, das 13 às 22 horas.
Começa em Joinville o maior Festival de Dança do mundo
São Paulo Companhia de Dança leva múltiplas linguagens à Noite de Abertura
A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos é um dos grupos joinvilenses que se apresentam hoje
Foto:
Maykon Lammerhirt
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.