Notícias

Itapema FM  | 16/11/2015 10h59min

Espetáculo de dança 'Brasilidar' terá apresentação gratuita para alunos de duas escolas de Joinville

Ele faz parte da programação da 7ª Semana da Consciência Negra de Joinville

Os alunos das escolas municipais Amador Aguiar e Prefeito Luis Gomes, de Joinville, terão a possibilidade de conhecer como se vestem e se comportam as Orixás poderosas como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Isso porque o espetáculo Brasilidar, peça que integra a programa da 7ª Semana da Consciência Negra de Joinville, terá uma sessão especial para eles nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, na Casa da Vó Joaquina, que fica na rua Erivelton Martins, 669, no bairro Adhemar Garcia.

Brasilidar mostra por meio da música e da dança a força das tradições da religião de matriz Africana. O espetáculo é conduzido pelos bailarinos Lucas David, que assina também a direção geral da peça e Jessé da Cruz, pesquisador e coreografo.

Confira mais notícias sobre eventos, espetáculos, shows e festas em Joinville e região

Nas palavras de  Lucas David, a encenação tem o objetivo de “realizar um intercâmbio cultural e mostrar a riqueza da cultura Africana”. Ele explica que a peça tentar oferecer para o público a possibilidade de “conhecer e refletir sobre as experiências históricas e produções culturais do negro, na África e no Brasil, entendidas como matriz da sociedade e identidades brasileiras”.

Em especial agora, quando os assuntos relacionados estão tão em voga, depois da chegada dos haitianos ao Brasil o diretor conta que a peça serve também para “construir uma pedagogia multicultural que priorize o trato não-discriminador das diferenças, valorizando-as e respeitando-as, situando-as num campo de conflitos e desigualdade”.

O espetáculo é gratuito e faz parte da programação das atividades da 7ª Semana da Consciência Negra, que é uma realização da Casa da Vó Joaquina, em parceria com diversos movimentos sociais, com patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Fundação Cultural por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Conta com o apoio da AZ Arte, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, GT Nacional de Participação Social Cultural, LD Casa das Artes, Compir e Instituto Festival de Dança de Joinville.

A NOTÍCIA
Paulo Vasconcellos,Divulgação / Divulgação

A peça apresenta a força das tradições da religião de matriz africana
Foto:  Paulo Vasconcellos,Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.