Itapema FM | 16/11/2015 10h59min
Os alunos das escolas municipais Amador Aguiar e Prefeito Luis Gomes, de Joinville, terão a possibilidade de conhecer como se vestem e se comportam as Orixás poderosas como Iansã, Nanã, Oxum e Iemanjá. Isso porque o espetáculo Brasilidar, peça que integra a programa da 7ª Semana da Consciência Negra de Joinville, terá uma sessão especial para eles nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, na Casa da Vó Joaquina, que fica na rua Erivelton Martins, 669, no bairro Adhemar Garcia.
Brasilidar mostra por meio da música e da dança a força das tradições da religião de matriz Africana. O espetáculo é conduzido pelos bailarinos Lucas David, que assina também a direção geral da peça e Jessé da Cruz, pesquisador e coreografo.
Confira mais notícias sobre eventos, espetáculos, shows e festas em Joinville e região
Nas palavras de Lucas David, a encenação tem o objetivo de “realizar um intercâmbio cultural e mostrar a riqueza da cultura Africana”. Ele explica que a peça tentar oferecer para o público a possibilidade de “conhecer e refletir sobre as experiências históricas e produções culturais do negro, na África e no Brasil, entendidas como matriz da sociedade e identidades brasileiras”.
Em especial agora, quando os assuntos relacionados estão tão em voga, depois da chegada dos haitianos ao Brasil o diretor conta que a peça serve também para “construir uma pedagogia multicultural que priorize o trato não-discriminador das diferenças, valorizando-as e respeitando-as, situando-as num campo de conflitos e desigualdade”.
O espetáculo é gratuito e faz parte da programação das atividades da 7ª Semana da Consciência Negra, que é uma realização da Casa da Vó Joaquina, em parceria com diversos movimentos sociais, com patrocínio da Prefeitura de Joinville e da Fundação Cultural por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Conta com o apoio da AZ Arte, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, GT Nacional de Participação Social Cultural, LD Casa das Artes, Compir e Instituto Festival de Dança de Joinville.
A peça apresenta a força das tradições da religião de matriz africana
Foto:
Paulo Vasconcellos,Divulgação
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.