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Itapema FM  | 01/11/2015 14h34min

Conheça games brasileiros produzidos com dinheiro de vaquinha online

A Lenda do Herói e Tormenta foram jogos produzidos através da colaboração financeira de internautas

Felipe Martini  |  felipe.martini@zerohora.com.br

É de um game a marca de projeto com maior número de apoiadores na plataforma de crowdfunding Catarse. Além de ser o terceiro projeto que mais arrecadou, ultrapassando R$ 258 mil, A Lenda do Herói é recordista de apoiadores, com 6.049 usuários, de acordo com a assessoria da plataforma.

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As cabeças por trás do recorde são os youtubers cariocas Marcos Castro e Matheus Castro, donos do canal Castro Brothers, com mais de 1 milhão de assinantes. A dupla é famosa pela série de vídeos também chamada A Lenda do Herói – animações que parodiam títulos clássicos. A ideia de transformá-los em game de verdade partiu da vontade dos fãs.

– O jogo está na reta final de desenvolvimento e, se tudo correr como planejado, será lançado em janeiro. É maravilhoso poder contar com a ajuda do público para poder criar algo sem sofrer a interferência de intermediários, que poderiam comprometer a qualidade do produto final – afirmam os irmãos, em entrevista por e-mail.

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Em se tratando de financiamento coletivo no Brasil, ter uma legião de fãs e já ser famoso ajuda na hora de financiar um projeto. É o caso de Tormenta, franquia brasileira de fantasia que existe desde 1999 com dezenas de títulos publicados, entre quadrinhos, romances e livros de RPG. As histórias já carregavam um séquito de admiradores, mas foi com o intuito de conquistar novos públicos que a Jambô Editora decidiu transformar a saga em um jogo digital. Em 2012, o editor-chefe Guilherme Dei Svaldi procurou o laboratório de jogos digitais da Feevale com uma proposta simples: a Jambô entrava com a história, e a universidade de Novo Hamburgo, com os meios para transformá-la em game. O que faltava na equação eram os R$ 60 mil para realizar a proposta, um custo muito alto para a editora. A solução foi o financiamento coletivo.

– Tormenta tem uma relação muito forte com seus fãs. Muitos acompanham o universo desde seu surgimento. Como estávamos dando um passo novo para a marca, precisávamos do apoio e da aprovação do público. Por isso, inscrevemos o projeto em um site de financiamento coletivo – diz Svaldi.

Mas se engana quem acha que os ambiciosos games, mesmo com apoio dos fãs, geram lucro. Nos dois projetos, todo o valor arrecadado foi investido na produção dos jogos, destaca Svaldi:

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– Projetos de financiamento coletivo não são feitos para se lucrar com eles. A filosofia do crowdfunding é conseguir viabilizar a produção de uma ideia. Nossa ambição no projeto nunca foi financeira. A ideia era expor o universo de Tormenta para outro público e aumentar seu alcance.

Catarse

A categoria Jogos do Catarse inclui tanto games virtuais quanto jogos de tabuleiro e cardgames. Entre os três projetos que mais arrecadaram no site, estão dois games, A Lenda do Herói e 99 Vidas, que foram financiados neste ano. Desde janeiro de 2011, já foram 37 projetos finalizados, com quase R$ 2 milhões doados.

Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Guilherme Dei Svaldi, editor-chefe da Jambô com livro de RPG e game do universo Tormenta
Foto:  Júlio Cordeiro  /  Agencia RBS


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