Itapema FM | 30/10/2015 19h53min
Para a família Munaretto, o dia 13 de agosto apresenta duas marcas: o susto de ver a filha mais velha, Lucila, sofrer um grave acidente e entrar em coma a mais de 11 mil quilômetros de distância de casa; e o início de uma corrente do bem formada por pessoas do Brasil, do Canadá, da Argentina e do México para ajudar no encontro entre mãe e filha e na recuperação da jovem.
No dia 19 de novembro, essas ações de solidariedade serão transformadas em arte com o espetáculo Gala Lucila, que será apresentado pela Escola do Teatro Bolshoi no Teatro CNEC. O evento beneficente, que conta com iniciativas de voluntários em todas as suas esferas, tem o objetivo de arrecadar fundos para colaborar no pagamento da reabilitação da bailarina. Após 42 dias internada, ela recebeu alta e agora passa por sessões de fisioterapia e consultas com especialistas.
– É um momento estratégico, porque é quando ela mais precisa de ajuda. Enquanto estava no hospital, Lucila tinha o seguro médico. Agora, começa a luta maior e, no geral, as mobilizações começam a esvaziar após tanto tempo do acidente – avalia a coordenadora de produção da Escola Bolshoi, Sylvana Albuquerque.
O Gala Lucila apresentará trechos de variações de balé clássico e coreografias de dança contemporânea, no mesmo formato do Gala Bolshoi. Os protagonistas do espetáculo são os bailarinos da Cia. Jovem e alunos da oitava série da escola que estudaram com Lucila ou que conviveram com ela nos corredores da instituição, já que a bailarina se formou em 2012.
– Todos estão muito emocionados e felizes por poderem contribuir com arte. Lucila deixou sua marca ao passar pelo Bolshoi, sempre muito participativa e dedicada – conta Sylvana.
Leia mais notícias sobre Joinville e região
Para que o Gala Lucila fosse possível, a escola procurou apoiadores nas empresas e instituições com que costumam trabalhar em outros eventos. Assim, o Teatro CNEC cedeu seu espaço para a apresentação; a empresa Doremix fará o trabalho de som e luz; a Notável Estruturas para Eventos montará o cenário; a Tipotil imprimirá os programas; os ingressos serão vendidos na Ticket Center; e a Richter Turismo transportará os alunos e bailarinos no dia do espetáculo.
A divulgação está sob a responsabilidade da Eldorado, com pontos de outdoor pela cidade; da apresentadora Fabíola Bernardes na cobertura do evento; da produtora Mídia Quatro nos vídeos e filmagens; da fotógrafa Vanderleia Macalossi na cobertura fotográfica; e dos grupos de comunicação da cidade na veiculação de matérias.
Série de milagres
Há uma semana, Lucila foi a uma consulta no ortopedista para avaliar a cicatrização do quadril, um dos mais afetados entre os traumatismos que ela sofreu ao ser atropelada por uma van, em agosto. Lá, os médicos pediram que ela devolvesse as muletas e as cadeiras de rodas – a jovem já não precisará mais delas. Eles também a liberaram para que voltasse, com exercícios básicos, às aulas de dança da Pacific Dance Arts, instituição que financia o Coastal City Ballet, do qual Lucila é contratada.
– O médico disse que, ao sair da sala, não era para andar, mas para correr. Ela correu o corredor inteiro e, ao chegar no fim, ainda pulou e parou com os dois pés no chão. O médico disse que pular era coisa só para daqui a uns dois meses – conta o pai de Lucila, Marcos Munaretto.
Acompanhe notícias sobre espetáculos, shows e festas no Guia + AN
A recuperação da jovem impressiona os médicos canadenses, mas não espanta Marcos. Ele credita à obra divina e à rede de solidariedade – que arrecadou 42 mil dólares canadenses em um site de financiamento coletivo para a viagem da esposa ao Canadá – a agilidade no processo de reabilitação de Lucila.
– Tudo isso, inclusive o Gala Lucila, ainda faz parte daquela corrente de orações que pedimos após o acidente. Até os médicos dizem que foi um milagre – afirma.
Agende-se:
O QUÊ: evento beneficente Gala Lucila, com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
QUANDO: 19 de novembro, às 20 horas.
ONDE: Teatro CNEC (avenida Getúlio Vargas, 1.266).
QUANTO: R$ 80 (plateia baixa) e R$ 50 (plateia alta). Por se tratar de um evento beneficente, não haverá meia-entrada.
Formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em 2012, ela integra uma companhia em Vancouver
Foto:
Arquivo Pessoal
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.