Itapema FM | 05/09/2015 07h01min
Para receber as obras do artista catalão João Miró (1893 - 1983), o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis, passou por mudanças no espaço físico e também na equipe. A montagem para que os seus 1,8 mil m² fossem adaptados à proposta expográfica da mostra começou na terça-feira e terminou ontem. Joan Miró - A Força da Matéria é a maior exposição já realizada no Brasil dedicada ao escultor e pintor surrealista e abre na quinta e na sexta-feira para convidados e no sábado para o público geral.
Neto de Joan Miró virá para a abertura da exposição em Florianópolis
Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina
Além de São Paulo, onde ficou em cartaz entre 24 de maio e 16 de agosto, apenas a cidade recebe a mostra. As 112 obras _ 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (pontos de partida de esculturas) _ foram transportadas por três caminhões escoltados e chegaram no dia 28. Vinte pessoas, entre museólogos e técnicos do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, responsável pela organização e produção da exibição no país, do Masc e da Fundação Joan Miró, de Barcelona, se envolveram na montagem.
_ Foi feita uma visita técnica e a planta do museu foi estudada. Nesse processo foi preciso erguer até mesmo novas paredes, como é normal em qualquer exposição _ explica Vitória Arruda, diretora de produção do Tomie Ohtake.
Tudo isso para propor um circuito de visitação que seja fácil para o público entender a mostra, que se divide em três fases vitais da vida e obra do artista _ anos 30 e 40, anos 50 e 60 e anos 70 _ com o circuito seguindo essa ordem cronológica.
Além disso o Masc ficou fechado durante pouco mais de um mês, entre 24 de julho e 27 de agosto, para reformulação da exposição de longa duração, que era a mesma desde 2011. Masc: Núcleo Inicial apresenta as 32 obras que deram início à coleção da instituição nos anos 40.
_ O circuito de visitação termina na nova exposição permanente. É uma maneira de valorizar nossa história e mostrar ao público nosso acervo _ diz o administrador do museu, Isac Nascimento.
MONITORES PARA ATENDER O PÚBLICO
Ainda antes da reformulação do espaço expositivo, o Masc promoveu mudanças na equipe. Além dos dois servidores do núcleo de arte-educação, foram contratadas 17 pessoas, dentre elas uma coordenadora, orientadores e monitores. Todos foram capacitados pelo Instituto Tomie Ohtake. A expectativa, segundo Isac Nascimento, é que o museu receba 350 pessoas por turno.
_ Joan Miró - A Força da Matéria é um presente para Santa Catarina e para o Sul do Brasil. Credencia o Estado a receber grandes exposições, que raramente vêm para essa região. Além disso, ela vai movimentar o museu, sem contar que muitas escolas já estão estudando a obra do artista para entender o seu legado _ diz o administrador.
DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS
A exposição terá entrada gratuita, com distribuição de senhas diariamente, meia hora antes de cada um dos três turnos de visitação em guichê instalado na entrada do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Visitas mediadas serão feitas apenas para grupos mediante agendamento prévio pelo telefone (48) 3664-2633, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Não haverá distribuição para datas futuras, bem como não será possível comparecer no turno da manhã e retirar senha para os turnos da tarde.
Turnos de visitação
_ 10h às 12h
_ 13 às 16h
_ 17h às 19h e das 17h às 18h (aos domingos e feriados)
Relembre exposições de grande porte recebidas pelo Masc nos últimos 10 anos
Auguste Rodin
20 de novembro 2003 a 25 de janeiro de 2004
Número de visitantes não divulgado
Camille Claudel - A Sombra de Rodin
25 de abril a 30 de maio de 2007
3.772 visitantes
Primeira Missa no Brasil - O Renascimento de uma Pintura
3 de abril a 19 de maio de 2008
30.158 visitantes
Um século de Arte Brasileira - Coleção Chateaubriand
9 de maio a 15 de junho de 2008
10.161 visitantes
AGENDE-SE
O quê: exposição Joan Miró - A Força da Matéria
Quando: quarta e quinta, às 19h, apenas para convidados. Visitação do dia 12/9 a 15/11, de terça sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina - Masc, no CIC (Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito (distribuição de senhas diariamente 30 minutos antes de cada turno de visitação)
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.