Notícias

Itapema FM  | 04/09/2015 11h37min

Exposição de Joan Miró em Florianópolis está na fase final de montagem

A mostra com 112 obras do artista abrirá para visitação gratuita no dia 12, no Masc

Tais Shigeoka  |  tais.shigeoka@diario.com.br

A previsão é de que a maior exposição já realizada no país dedicada ao artista Joan Miró (1893-1983) termine de ser montada nesta sexta-feira no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. A mostra, composta por 112 obras — 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras e três objetos (pontos de partida de esculturas), além de fotografias sobre a trajetória do pintor catalão — será aberta na próxima quinta-feira (10) para convidados. A visitação para o público começará no dia seguinte, com distribuição de senhas gratuitas


Exposição no Masc terá presença de neto do pintor 

Visor: forte esquema de segurança para proteger a obra do artista


A mostra, que é produzida e organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Joan Miró, de Barcelona, passou pela capital paulista antes de chegar à Ilha — e essas serão as duas únicas cidades do país a recebê-la.

As obras, pertencentes à Fundação Joan Miró e a coleções particulares, chegaram a Florianópolis na última sexta-feira (28). O transporte foi feito em três caminhões, sob um forte esquema de segurança. Nos últimos dias, uma equipe de técnicos e museólogos do Instituto Tomie Ohtake, da Fundação Joan Miró e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), responsável pela administração do Masc, vêm trabalhando na montagem. A organização não fala sobre valores, mas se especula que o acervo chegue a R$ 1 bilhão.

Assim como em São Paulo, a exposição em Florianópolis está dividida em três grandes blocos cronológicos que coincidem com momentos vitais do artista: anos 30 e 40, anos 50 e 60 e anos 70. 



Sobre Joan Miró

Joan Miró
foi um importante pintor e escultor espanhol que nasceu em 1893, na Catalunha, e ainda muito jovem participou das vanguardas artísticas que agitaram a vida cultural espanhola no começo do século 20.

Desde o início, praticou uma pintura de colorido intenso, com forte influência do movimento fauvista, que na França teve como principais expoentes Henry Matisse e Maurice de Vlaminck.

Uma grave doença levou-o a passar uma longa fase em Montroig. Nesse período, resolveu dedicar-se inteiramente à pintura. A vida, o trabalho no campo e a forte paisagem da região exerceram grande influência na formação de sua linguagem plástica.

Miró viajou a Paris pela primeira vez em 1920 e o impacto artístico e cultural da cidade sobre ele foi de tal ordem que permaneceu sem pintar durante toda a sua estadia parisiense.

A liberdade foi, durante toda a sua vida, um modo de pensar e de pintar. Ele morreu aos 90 anos, em Palma de Maiorca, na Espanha, rico e bem-sucedido, celebrado em todo mundo como um dos maiores artistas do século 20. 


Agende-se
O quê: exposição Joan Miró - A Força da Matéria
Quando: visitação de 12 de setembro a 14 de novembro de 2015, de terça a sábado, 10h às 20h30min, domingos e feriados, das 10h às 19h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina — Masc (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: entrada gratuita mediante retirada de senhas
Informações: (48) 3664 2630 / (48) 3664 2631

Emerson Souza / Agencia RBS

Montagem da mostra no Masc deve ser concluída nesta sexta-feira
Foto:  Emerson Souza  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.