Notícias

Itapema FM  | 03/09/2015 11h46min

10ª Bienal do Mercosul é adiada

Marcada anteriormente para 8 de outubro, mostra deverá ser aberta no dia 23 do mesmo mês. Em comunicado, Bienal alega questões envolvendo transporte de obras de outros países

Atualizada em 04/09/2015 às 09h27min Francisco Dalcol  |  francisco.dalcol@zerohora.com.br

Com abertura inicialmente prevista para 8 de outubro, a 10ª Bienal do Mercosul foi adiada.

Na manhã desta quinta-feira (3/9), direção e curadores do evento se reuniram para definir a nova data. Entre os motivos da alteração, haveria questões envolvendo transporte de obras que virão de países da América Latina.

A Bienal fez a divulgação oficial da mudança na manhã desta sexta-feira (4/9) – confira comunicado abaixo. Agora, a 10ª Bienal do Mercosul está marcada para ser realizada de 23 de outubro a 6 de dezembro.

10ª Bienal do Mercosul divulga lista de artistas
Bienal terá obras inéditas na mostra, além de trabalhos que marcaram edições anteriores
"Bienal do Mercosul está confirmada", diz presidente José Antonio Fernandes Martins
10ª Bienal do Mercosul ganha perfil geopolítico com viagens de pesquisa pela América Latina
Em 2015, Bienal do Mercosul fará retomada de perfil dando foco à arte dos países da América Latina

Na tarde de quarta-feira (2/9), a assessoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) divulgou nota informando alterações em sua programação em função de mudança da data da Bienal – o texto informa que a abertura será dia 23 de outubro. Na manhã desta quinta-feira (3/9), o Instituto Ling, por meio de sua assessoria, também divulgou à imprensa alterações em sua programação pelo mesmo motivo de mudança de data da Bienal.

Tanto Margs quanto Instituto Ling estão entre os espaços que receberão mostras e atividades da 10ª Bienal do Mercosul, além da Casa de Cultura Mario Quintana, do Santander Cultural, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, do Memorial do Rio Grande do Sul, do Museu Júlio de Castilhos e da Usina do Gasômetro.

A 10ª Bienal do Mercosul já começaria com um mês de adiamento – tradicionalmente, costuma ser aberta em setembro, a cada dois anos. Nesta edição, a mostra ainda lida com a crise econômica: o orçamento original de R$ 13 milhões passou para R$ 6,5 milhões, uma redução de 50%.

No dia 29 de julho, a mostra divulgou a lista de artistas participantes, que conta com mais de 400 nomes representados por cerca de 700 obras. Nesta edição, a Bienal do Mercosul tem a América Latina como eixo conceitual.


COMUNICADO OFICIAL DA 10ª BIENAL DO MERCOSUL

A 10ª Bienal do Mercosul Mensagens de Uma Nova América alterou a data de abertura da mostra e redefiniu seu período expositivo de 23 de outubro a 6 de dezembro de 2015. A alteração ocorreu devido à logística de importação das obras de arte. Segundo o Curador-Chefe Gaudêncio Fidelis, um exemplo que justifica a necessidade de alterar a abertura da mostra é a dificuldade em relação ao transporte de obras de países que possuem pouca oferta de rotas aéreas e de aeronaves de transporte, envolvendo um trânsito complexo que incide diretamente sobre o tempo para que as obras cheguem à Porto Alegre. Além disso, há alguns com mais dificuldades de movimentação de patrimônio como o México, Bolívia, Equador e Guatemala. "Optamos pela alteração por uma questão de necessidade e coerência, pois caso mantivéssemos a primeira data teríamos que abrir mão de obras de grande significado artístico, cultural e histórico para a proposta da 10ª Bienal do Mercosul". O período expositivo desta edição da Bienal não sofreu redução e seguirá com 45 dias.

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.