Notícias

Itapema FM  | 29/08/2015 07h02min

Grupo de teatro de Florianópolis é o representante de SC em circuito nacional

A Cia Traço se apresenta neste sábado, último fim de semana da programação na cidade

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com

Utilizando a linguagem clownesca, o espetáculo As Três Irmãs, da Traço Cia de Teatro, é o único catarinense entre os 20 selecionados pela 12a edição do Palco Giratório Sesc para a turnê nacional. A peça, que será apresentada neste sábado à noite em Florianópolis, cidade natal grupo, é uma releitura da obra do dramaturgo russo Anton Tcheckhov.

Leia mais sobre o Palco Giratório

Apontada como uma das obras- primas da dramaturgia mundial, ela trata da vontade de Olga, Maria e Irina de deixarem a vida monótona em uma pequena cidade no interior da Rússia para retornar a Moscou, de onde saíram há 11 anos com o pai, general militar, pois acreditam que lá serão mais felizes.

A ideia de montar o espetáculo surgiu em 2007, por meio da pesquisa de mestrado em prática teatral (ECA/USP) realizada pela diretora Marianne Consentino, que investiga as contribuições da técnica do clown no trabalho do ator. Mas o que se vê em cena não são três mulheres com nariz vermelho ou roupa típica de picadeiro e, sim, três atrizes que buscam o "estado de palhaço", uma condição de exposição da imperfeição humana, dos afetos e fragilidades.

- Quando Tcheckhov escreveu essa peça em 1901, ele dizia que era uma comédia leve, apesar de muita gente não ter recebido dessa forma, inclusive muitos choravam ao final da apresentação. Então a gente buscou trazer o lado mais cômico, brincar um pouco na forma de abordar as dores da humanidade, mas sem perder o drama do texto. Essa montagem é um mergulho entre o cômico e o drama - explica Débora de Matos, uma das integrantes do elenco.

Além dela e das atrizes Greice Miotello e Paula Bittencourt, os músicos Cassiano Vedana, Gabriel Junqueira e Mariella Murgia trazem o canto, a flauta, o violão e a percussão para o desenvolvimento da trama.

Na estrada desde o mês de março, o grupo já passou por várias cidades brasileiras e até o mês de novembro, quando encerra a turnê, terá feito 28 encenações da peça em todas regiões do país.

- Era um grande sonho circular pelo Brasil. Depois de Santa Catarina, vamos para Rondônia, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco e Piauí. O interessante do Palco Giratório é exatamente essa descentralização, que faz o teatro chegar a muitos lugares - afirma Débora.

Palco Giratório

É maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina. Em 2015, mais de 800 apresentações gratuitas ocorrem em 154 cidades brasileiras. Na 12ª edição em Florianópolis, que começou no dia 1º, o evento contou com os 20 espetáculos da programação principal. Os grupos foram selecionados a partir de uma rede formada por 33 curadores do Sesc em todo o país. A última peça, Divino, do Núcleo Atmosfera - NUA (São Luis / MA), será encenada amanhã, às 18h, na Barra da Lagoa.

Agende-se
O quê: As Três Irmãs, da Traço Cia de Teatro
Quando: sábado, às 20h
Onde: Sesc Prainha (Travessa Syriaco Atherino, 100, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito. Retirada de ingressos no local uma hora antes do espetáculo
Classificação: 12 anos

Andréa Rêgo Barros / Divulgação

A peça As Três Irmãs é a única catarinense das 20 selecionadas para o Palco Giratório Sesc
Foto:  Andréa Rêgo Barros  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.