Notícias

Itapema FM  | 27/08/2015 10h38min

Masc abre exposição com obras que deram início ao acervo do museu na década de 40

As 32 duas obras poderão ser visitadas a partir desta quinta-feira (27) em Florianópolis

Sansara Buriti  |  buritisansara@gmail.com

Obras de grandes nomes das artes plásticas como Alfredo Volpi e Iberê Camargo voltam a ocupar as paredes do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) a partir de hoje, em Florianópolis. A exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial reúne 32 trabalhos que deram origem à coleção da instituição na década de 40 e que hoje chega a 2 mil peças.

Casa Açoriana, em Santo Antônio de Lisboa, recebe três exposições individuais
Nove exposições para visitar em Florianópolis

Fechado para visitação desde 24 julho, o espaço foi reformulado para receber a mostra internacional A Força da Matéria, de Joan Miró, com abertura marcada para 10 de setembro. Outra novidade é que a sala expositiva do acervo passa a se chamar Harry Laus, em homenagem ao escritor, crítico de arte e ex- diretor do museu.

- É um conjunto muito importante. Acredito que foi exposto pela última vez há pelo menos 10 anos. Muitas obras foram trazidas pelo escritor carioca Marques Rebelo e também doadas por artistas e instituições - conta o analista técnico de gestão cultural Ronaldo Linhares.


Obra "Rua", de Alfredo Volpi (1896-1988)
Foto: Reprodução


As peças que chegaram pelas mãos de Rebelo foram exibidas em 1948 no Grupo Escolar Modelo Dias Velho, hoje Escola Básica Antonieta de Barros, no Centro da cidade, compondo a primeira grande exposição de arte contemporânea de Florianópolis. A ação do escritor, com o apoio de artistas do Grupo Sul - Aníbal Nunes Pires, Ody Fraga, Salim Miguel, Eglê Malheiros e Antônio Paladino - tinha por objetivo convencer o governo local da importância da criação de um museu, acompanhando o agitado momento das artes plásticas no país com as aberturas do Museu de Arte de São Paulo (Masp) em 1947, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ambos em 1948.

No ano seguinte, surgia o Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), que em 1970 passou a se chamar Museu de Arte de SC. Até ser acomodado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em 1983, o acervo teve quatro endereços diferentes na região central da Ilha.

Conservadas em uma sala especial com temperatura entre 20°C e 23°C e umidade controlada (65%), as 32 obras saem do espaço restrito aos funcionários para serem contempladas pelo público até março de 2016.

Os artistas

As obras que compõe a exposição Núcleo Inicial são dos artistas Iberê Camargo, Djanira Motta e Silva, Ruben Cassa, Jan Zach, Aldary Toledo, José Machado de Moraes, José Nery, José Maria Dias da Cruz, Tomás Santa Rosa Júnior, Alfred Kubin, Oscar Meira, Mário Zanini, Joaquim Lopes Figueira Júnior, Lúcia Suané, Fulvio Pennacchi, Alfredo Rizzotti, Nélson Nóbrega, Alfredo Volpi, Lula Cardoso Ayres, Augusto Rodrigues, José Pancetti, Vera Assumpção, Aldemir Martins, Noemia Mourão, Roberto Burle Marx, Athos Bulcão, Emílio Pettoruti, José Silveira d'Ávila e Bruno Giorgi.

Gerações MASC

Hoje também ocorre a palestra Meyer Filho e o Modernismo, atividade que integra a quinta edição do projeto Gerações Masc - Museu em Movimento. As professoras Sandra Meyer e Rosângela Cherem abordam a vida e obra do pintor autodidata Ernesto Meyer Filho. Nascido em 1919 em Itajaí, o catarinense ficou famoso pelo colorido intenso das obras e o uso da figura do galo. Seus trabalhos foram exibidos em galerias e museus do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Argentina.

Agende-se

O quê: palestra Meyer Filho e o Modernismo, no projeto Gerações Masc - Museu em Movimento
Quando: hoje, às 16h30min
O quê: abertura da exposição de longa duração Masc: Núcleo Inicial
Quando: hoje, às 19h. Visitação até março de 2016, de terça a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) - CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: eventos gratuitos
Informações: (48) 3664-2630


 

 

DIÁRIO CATARINENSE
Reprodução / Reprodução

"No Campo", de Iberê Camargo (1914-1994), é uma das obras em exposição no Masc
Foto:  Reprodução  /  Reprodução


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.