Itapema FM | 21/08/2015 16h26min
Há quatro anos, o jornalista Paulo Markun retomou o antigo sonho de pesquisar e contar o processo que levou o Brasil a abandonar a democracia e adotar a ditadura em sua forma mais brutal. O resultado é o conjunto de livros Brado Retumbante, que será lançado nesta sexta (21), às 20h, na biblioteca comunitária Barca dos Livros montada no Lagoa Iate Clube (LIC), em Florianópolis.
O trabalho se divide em Na lei ou Na Marra, que aborda o período de 1964 a 1968, e Farol Alto Sobre as Diretas (1969 a 1984). Entre outras descobertas, o autor revela documentos secretos do Centro de Informações da Marinha (Cenimar) sobre o Congresso da UNE de 1967 e bastidores da reunião do Conselho de Segurança Nacional que desenhou os detalhes do Ato Institucional 5 (AI-5) – decretado em 1968, acabando com as liberdades civis e políticas.
A obra vai até os momentos prévios da chegada de José Sarney ao poder. “Eu não queria assumir. Recebi telefonemas a madrugada inteira, com a posse marcada para a manhã. O Ulysses (Guimarães, líder do PMDB) era o nome para assumir”, afirmou o ex-presidente da república em seu relato.
AGENDE-SE
O quê: lançamento de Brado Retumbante, de Paulo Markun
Quando: sexta (21), às 20h
Onde: Barca dos Livros no Lagoa Iate Clube (LIC) (Rua Hipólito do Vale Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: gratuito
Montagem com fotos de desaparecidos que lutavam contra a repressão do governo
Foto:
Reprodução
/
Governo Federal
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.