Itapema FM | 20/08/2015 17h41min
A soma jornalismo, viagem e bicicleta pareciam o resultado perfeito para o jornalista curitibano Alexandre Costa Nascimento. Partir para uma viagem com o objetivo de cruzar o continente africano de bicicleta – intenção que muita gente pode considerar um absurdo – para ele era apenas a colocação do sinal de igual atrás da operação matemática: a combinação de todas as paixões durante 121 dias.
O desafio, que começou muito antes de subir na bike no Cairo e começar a pedalar, é o que ele relata no livro Mais que um Leão por Dia, que terá lançamento em Joinville no sábado.
Ao completar a viagem, Nascimento tornou-se o primeiro brasileiro e representante da América do Sul a completar o Tour d’Afrique, que leva viajantes a pedalarem por cerca de 12 mil quilômetros atravessando a África.
Confira mais notícias sobre lançamentos, eventos, shows e espetáculos no Guia + AN
Quando decidiu encarar o desafio, apenas 118 participantes haviam conseguido chegar ao fim da expedição: para comparação, ele informa na obra que, até então, 6,2 mil pessoas haviam subido o Monte Everest, o pico mais alto do mundo. Aliás, falando em Everest: o trajeto através da geografia da África equivale a escalar oito vezes a famosa montanha tibetana.
O continente que possivelmente guarda os mistérios sobre a origem da humanidade fazia parte da imaginação do ciclista desde a infância, quando lia a respeito de sua história e cultura nas enciclopédias. Para encarar o Tour d’Afrique, muito mais estudo e pesquisa foram empreendidos. Nada que realmente pudesse prepará-lo para atravessar os 11 países do roteiro e ainda visitar um deles nos dias de folga.
– É como imaginar o sabor de uma coisa e depois experimentá-la. Nada se iguala à sensação de estar lá e sentir tudo ao alcance dos seus olhos, estimulando os cinco sentidos. Além disso, houve momentos pelos quais eu não havia criado expectativa: o contato com a população local – explica.
Enquanto passava de bicicleta pelo mundo dessas pessoas, a recepção mudava: em alguns lugares, aprendeu o idioma e brincou com as crianças; em outros, foi atingido por pedras e fezes de animais. Mais do que conhecer sobre geografia e tirar belas fotos, as lições passaram por questões como política e biologia.
– Depois de uma viagem como essa, acho que a visão se amplia, o nosso mundo fica maior. Consigo me identificar como cidadão do mundo e agora me sinto um embaixador da África: quero ajudar a desconstruir os preconceitos e provar todo o potencial que ela tem – afirma.
Agende-se:
O quê: lançamento do livro Mais que um Leão por Dia, de Alexandre Costa Nascimento
Quando: sábado, às 10h30
Onde: Livraria A Página (Rua João Colin, 475, Centro, Joinville)
Quanto: a participação no evento é gratuita. O livro estará à venda por R$ 46,50
Alexandre cruzou 11 países ao longo de 121 dias pedalando pelo continente africano
Foto:
Arquivo Pessoal
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.