Notícias

Itapema FM  | 11/08/2015 05h32min

Um roteiro turístico por country, jazz e rock nos Estados Unidos

Elvis Presley, que teria completado 80 anos em janeiro, será lembrado no domingo, data de sua morte, por milhões de fãs. ara homenageá-lo, fazemos um tour por Memphis e outras duas cidades americanas dedicadas à música: New Orleans e Nashville

Rosane Tremea  |  rosane.tremea@zerohora.com.br

Não foi obra do acaso. Eu já tinha pensado em conhecer Memphis e New Orleans, nos Estados Unidos, mas nunca havia considerado fazer dessa vontade um roteiro único, incluindo também Nashville. Foi a conjunção de astros que me reuniu a duas amigas, uma delas residente na Carolina do Norte, e lá fomos nós, de ônibus e de trem, viajar por cidades reconhecidas pelo rock, o blues, o jazz e o country. Música, música e música por todos os lados.

Foram apenas seis dias, o que eu não recomendo. Reserve mais tempo. Há muito para se ver e fazer nas três cidades, ainda mais contando os deslocamentos, já que são distantes uma da outra. O ideal, aliás, seria uma road trip de verdade — uma viagem de carro em que o mais importante é o caminho e não o destino final. Há alternativas de rotas conhecidas para quem quiser se colocar na estrada, a partir de Atlanta ou de Chicago, com cerca de 2 mil quilômetros de extensão, acabando invariavelmente em New Orleans, na Louisiana.

As atrações nesses Estados do Sul, entre os mais pobres dos Estados Unidos, são muitíssimas, mas vou me concentrar nas três cidades que visitamos e focar só nas atrações ligadas à música. O resto é assunto para muitos outros textos.

Em Nashville, o epicentro do country
Em Memphis, a vida de Elvis Presley
Em New Orleans, muito jazz

Transporte e distâncias

— Nosso ponto de partida é Nashville, Tennessee. Fica a 340 quilômetros do ponto seguinte, Memphis. De carro, entre uma e outra, seriam pouco mais de três horas. Mas de ônibus, que foi nosso caso, levamos mais de quatro horas, com uma hora e meia de atraso na saída (todas as três linhas da Greyhound que pegamos, aliás, saíram atrasadas). A passagem custa entre US$ 20 e US$ 65, dependendo do horário e do tipo de compra (pelo site, normal ou reembolsável). Os ônibus não são muito confortáveis, lotam demais, e há várias paradas no caminho.

Das artes à praia em um roteiro por Los Angeles, na Califórnia
O que fazer em uma visita a Chicago, nos Estados Unidos
4 programas ao ar livre 5 praias para curtir em Miami

De Memphis a New Orleans, optamos por fazer de trem os cerca de 640 quilômetros. O tempo de viagem é de 8h40min (no nosso caso, saímos às 6h50min e chegamos às 15h30min), e os valores variam entre US$ 59 e US$ 175. Apesar de perdermos quase todo o dia, valeu a pena. Os trens da Amtrak são limpos e confortáveis, com vagão restaurante, wi-fi e poltronas espaçosas. Também pode-se deixar a mala no bagageiro, sem pagar mais por isso. As paradas são muitas, mas é um trajeto no qual se pode ter uma boa ideia de como é o sul dos Estados Unidos. O caminho é boa parte da viagem.

Rosane Tremea / Agencia RBS

Área interativa do Country Music Hall of Fame, museu da música country em Nashville, nos Estados Unidos
Foto:  Rosane Tremea  /  Agencia RBS

Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.